Carlienne Carpaso e Jonas Carvalho
portalclubenews@tvclube.com.br
O concerto natalino da Orquestra Sinfônica de Teresina nas escadarias da Prefeitura de Teresina (PMT), no Centro da capital, também contou com o protesto dos servidores municipais, na manhã desta terça-feira (14). O evento teve início às 9 horas com a presença de secretários municipais. Servidores municipais aproveitaram o evento para realizar um protesto com apoio do sindicato da categoria que pediu o cumprimento do rateio do superávit do FUNDEB (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) 2021 recebido pela Secretaria Municipal de Educação.
O maestro Aurélio Melo não interrompeu a apresentação que teve a atenção de muitos populares que passavam pelo local. Em um dos momentos do concerto, Aurélio Melo pediu respeito à orquestra e solicitou que, após a última música, os servidores continuassem o protesto.
O maestro conta que essa é a primeira vez que a orquestra se apresenta nas escadarias para o público. A Orquestra Sinfônica de Teresina terá com agenda natalina pelos bairros de Teresina e pelo interior do Piauí.
PROTESTO
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (Sindserm) protestou para que a Prefeitura Municipal (PMT) cumpra a legislação federal regulamentando o rateio da sobra/superávit do FUNDEB (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) 2021 recebido pela Secretaria Municipal de Educação.
De 05 de janeiro a 07 de dezembro de 2021 já foram creditados na Conta do FUNDEB Teresina R$ 445.912.896,85, segundo o Sindserm.
“O Brasil todo sabe que os municípios estão com a previsão orçamentária de gastar 60% do FUNDEB com a renumeração do magistério. As prefeituras não gastaram esse dinheiro. Os profissionais da Educação durante a pandemia compraram notebook, smartphone, internet para manter a Educação minimamente funcionando. Tem uma ‘sobra’ de FUNDEB e o prefeito não quer fazer o rateio, a única cidade que não quer fazer o rateio”, disse Sinésio Soares, do Sindserm.
O sindicato enviou na segunda (13) uma solicitação ao prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, para que ele envie à Câmara de Vereadores o projeto de Lei para o rateio da sobra ou superávit do FUNDEB antes do recesso parlamentar.
PMT
O secretário municipal de Educação, Nouga Cardoso, informou ao Portal ClubeNews que 74% dos recursos da transferência do FUNDEB já foram investidos no pagamento da folha de pessoal. “Portanto, a prefeitura está legal, cumprindo a Lei”.
Sobre uma dívida de R$ 30 milhões com os professores, o secretário disse que o valor pode até ser maior em referência a mudança de nível, que não acontece desde o ano de 2019. “Essa reivindicação é legitima. Esperamos que logo a Prefeitura possa pagar”.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar