O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) promoveu na manhã desta sexta-feira (17) uma palestra em prol da Campanha Dezembro Vermelho, que marca o mês de luta e conscientização contra HIV/AIDS.
A ação da Unidade de Educação Continuada (UEC) foi direcionada para servidores, usuários, visitantes e acompanhantes com a proposta de chamar atenção para as medidas de prevenção e assistência, já que indicadores de 2021 do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) registraram 43 casos de pacientes com HIV/AIDS entre pacientes internados na Unidade Hospitalar, sendo 31 homens e 12 mulheres. Dados do Ministério da Saúde apontam que no Piauí houve um aumento de 1.830% de casos na última década (2010 a 2019).
Apesar de andarem juntos, HIV e AIDS não são a mesma coisa. “Uma pessoa, após ter sido infectada pelo vírus HIV, pode permanecer muitos anos sem desenvolver nenhum sintoma. A AIDS é a manifestação do vírus, o estágio mais avançado da infecção pelo HIV e surge quando a pessoa apresenta infecções oportunistas devido à baixa imunidade ocasionada pelo vírus”, explica Roseanne Nunes, enfermeira e especialista no assunto.
Fábio Marcos, diretor geral do HUT ressalta que quanto mais informações as pessoas recebem, mais conscientes e propagadoras elas podem se tornar. “Quando falamos em AID/ HIV, sabemos que a prevenção é o melhor remédio. Porém, muitas pessoas não têm acesso à informação correta, por isso, fizemos esta roda de diálogo e distribuição de preservativos para que possamos disseminar o conhecimento para pacientes, parentes e amigos”, explica.
Para evitar a transmissão da AIDS, recomenda-se o uso de preservativo durante as relações sexuais. Outras formas de prevenção são a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), uma medida de urgência que protege apenas contra o vírus HIV e que pode ser usada após uma relação sexual desprotegida; e a Profilaxia Pré-Exposição (PREP), medicação para uso diário pela população-chave, como profissionais do sexo e casais sorodiferentes.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realiza a distribuição gratuita de preservativos, para ter acesso, basta se dirigir aos estabelecimentos públicos de saúde, além de ofertar consultas, exames e medicamentos gratuitamente para pessoas convivendo com AIDS/HIV através do Serviço de Atendimento Especializado localizado no Centro de Saúde Lineu Araújo.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
Fonte: HUT