Lucy Brandão
lucy@tvclube.com.br
O município de Teresina concentra a maior parte das riquezas do estado com 41,7% do Produto Interno Bruto (PIB). Apesar de se manter na posição, a capital perdeu espaço para outros municípios que, em 2019, concentraram 41,5% das riquezas geradas. Os dados são do Relatório PIB dos Municípios divulgado nesta sexta-feira (17) pela Secretaria de Planejamento – Seplan em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com a pesquisa, os dados da série 2015 a 2019 apontam para uma tendência de desconcentração da produção
econômica, sobretudo de Teresina, que em 2015 produziu 45,0% do PIB do Estado, reduzindo no ano de 2019 para 41,7% sua participação.
Em Teresina, além do comércio que responde pela maior geração de riquezas da cidade, destaca-se a fabricação de bebidas. A capital piauiense abriga uma indústria da Ambev, que produz cervejas e refrigerantes e abastece sete estados das regiões Norte e Nordeste.
Os 10 mais ricos
Os maiores PIBs do Piauí continuaram concentrados nos mesmos 10 municípios, sem alternância de novos nomes de 2015 para 2019, segundo o relatório divulgado pela Seplan.
O ranking dos 10 municípios mais ricos do estado é: Teresina, Parnaíba, Picos, Uruçuí, Floriano, Baixa Grande do Ribeiro, Bom Jesus, Piripiri, Campo Maior e Guadalupe.
Já os que tiveram maior crescimento em 2019 foram Lagoa do Barro do Piauí, João Costa, São João do Piauí, São Gonçalo do Gurguéia e Júlio Borges. A causa, segundo dados da pesquisa IBGE/Seplan, foi o aumento da atividade econômica de geração de energia elétrica, solar ou eólica, exceto o município de Júlio Borges, que se destacou pela extração de calcário e dolomita.
Sobre o PIB
O Produto Interno Bruto (PIB) é a soma de todas as riquezas (bens e serviços) produzidas por um país, estado ou município.
O PIB funciona como um termômetro da economia e ajuda a entender se os municípios melhoram ou pioram durante aquele período no que se refere à produção de riquezas. Quando há um aumento do PIB isso indica que a economia vai bem. Por outro lado, se há uma retração do PIB quer dizer que a economia não está crescendo.
Acompanhar esse indicador também é importante para que os países, estados e cidades estabeleçam comparativos entre eles e em relação a períodos anteriores.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar