Segundo Natal na pandemia ainda requer cuidados para evitar contaminação por Covid

Fiocruz lança cartilha para orientar as famílias nos encontros festivos de final de ano; principal orientação é a vacina

Confira as dicas para o Natal 2021 sem Covid. (Foto: Divulgação/Casa das Linhas)

Faltando menos de uma semana para o Natal, autoridades de saúde no Brasil se preocupam com a disseminação do coronavírus e a possibilidade da variante Ômicron avançar em mais estados devido às reuniões familiares. Com foco na prevenção, o Observatório Covid-19 Fiocruz lançou essa semana uma cartilha com orientações para as festas de final de ano. Confira as dicas.

O objetivo, segundo a Fiocruz, é diminuir os riscos de transmissão da Covid-19 no período e orientar os brasileiros sobre formas mais seguras de comemorar as festas. Há ainda informações adicionais para quem vai viajar e como se proteger.

Fonte: redes sociais Fiocruz

O principal alerta da publicação é a importância da vacinação para todos os públicos. Segundo o coordenador do Observatório Covid-19 da Fiocruz, Carlos Machado, o cenário atual é mais favorável do que o do ano passado, mas ainda é preciso manter-se alerta, especialmente diante das incertezas relacionadas à nova variante do coronavírus e à intensidade de circulação de pessoas nesse período do ano.

“Por isso, reforçamos que o principal cuidado neste fim de 2021 é garantir que todos estejam vacinados com o esquema completo, incluindo a dose de reforço, caso a pessoa já tenha essa indicação. Para quem ainda não está com o esquema completo, recomendamos que vá ao posto de saúde 14 dias antes do evento para que possa estar protegido e ajudar a proteger os outros também”, disse Machado. Estar vacinado é o melhor presente neste fim de ano e aconselhou, afirmou Machado, aconselhando: “Proteja você e sua família.”

Confira a cartilha na íntegra.

Fonte: redes sociais Fiocruz

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 


Fonte: Fiocruz


∴ Compartilhar