Lucy Brandão
lucy@tvclube.com.br
Comemorar a noite de Natal com familiares e amigos está nos planos de 78% dos brasileiros, apesar das limitações da pandemia e do aumento da circulação da nova variante da Covid-19, a Ômicron. O dado é da pesquisa ‘Natal 2021 – Intenções para a data’, feita pela Globo.
Mais de 90% dos entrevistados afirmam que costumam celebrar a data e, este ano, 81% da população diz que passou a valorizar ainda mais os momentos com família e amigos. Especialistas alertam para o fato de que a pandemia continua e os cuidados com as reuniões, mesmo entre familiares, devem ser mantidos.
O portal ClubeNews preparou dicas para que a Noite Feliz seja tranquila em relação à prevenção da Covid. Com base nas recomendações do Observatório Covid-19 Fiocruz, preparamos 10 dicas sobre formas mais seguras de passar o Natal e o Réveillon e diminuir os riscos de transmissão da Covid-19 no período. Confira:
1) Vacinação é a forma mais importante de proteção. Seja criterioso com o calendário de vacinação, cobre dos familiares o cartão de vacina, incentive cada um a se proteger com o ciclo completo de imunização. A vacina é a principal arma contra o vírus.
2) Proteja os mais velhos. As pessoas idosas estão mais suscetíveis a pegar a doença, assim como outras viroses e infecções em geral. Por isso os cuidados devem ser redobrados com elas.
3) Teste de Covid. Apesar de todos estarem em família, não dá para saber quem pode estar contaminado. Caso seja possível, pode ser um fator de prevenção a mais fazer o teste de Covid antes das festas.
4) Uso da máscara. Mesmo com todo mundo reclamando que não aguenta mais usar máscara após quase dois anos de pandemia, ela ainda é uma grande aliada contra a contaminação. Se possível, utilize a máscara enquanto conversa ou mesmo quando não estiver comendo e bebendo nas festas.
5) Crianças ainda não foram vacinadas. A esperança de ter toda a população imunizada é grande, mas o Natal deste ano ainda não conta com as crianças vacinadas. Por isso, evitar o contato direto entre crianças e idosos, por exemplo, é um fator de prevenção.
6) Limite o número de pessoas para evitar uma “aglomeração em família”.
7) Prefira locais abertos e arejados. Mesmo em locais fechados, abra portas e janelas e use ventiladores ao invés de ar condicionado.
8) Recomende os convidados que não compareçam se apresentarem algum sintoma gripal, mesmo que leve.
9) Disponibilize álcool em gel na entrada e em vários locais para uso constante.
10) Não tenha vergonha de se proteger. Se preferir ficar distante ou usar máscara durante todo o período da reunião, avise as pessoas que esta é uma opção sua e deve ser respeitada, para o bem de todos. Divirta-se com responsabilidade e Feliz Natal!
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar