21 de dezembro de 2025

Seca: governador decreta situação de emergência em 35 cidades do semiárido piauiense

Atualizado em 25/12/2021 14:41

Compartilhe:

Seca atinge município de Jaicós em novembro- (Foto Prefeitura de Jaicós)

Malu Barreto
malubarreto@tvclube.com.br

A seca na região do semiárido piauiense, fez com o governador Wellington Dias (PT) decretasse situação de emergência em 35 municípios dos territórios da Serra da Capivara, Vale do Canindé, Vale do Sambito, Vale do Rio Guaribas, e Vales dos Rios Piauí e Itaueira, no Sul do Estado.

Em novembro, o Governo Federal reconheceu a situação de emergência dos municípios de Curral Novo do Piauí e Jaicós, devido a seca.

O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado e considera a irregularidade na distribuição pluviométrica observada nos últimos anos na região, de acordo com informações da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMAR), provenientes das estações de acompanhamento do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

O decreto destaca que a situação dos municípios é de seca grave e moderada, que as chuvas deste ano não foram suficientes para reabastecer os principais reservatórios das cidades e que alguns municípios do semiárido estão em situação de colapso de atendimento às suas comunidades, inclusive nas zonas Urbanas, conforme informações dos Prefeitos e das visitas in loco da SEMAR.

No decreto o Governo aciona os órgãos e entidades da Administração Pública, dentro dos respectivos campos de competências e os vinculados ao sistema de Defesa Civil do Estado, para a adoção das medidas necessárias à restauração da normalidade das 35 cidades.

O prefeito de Curimatá, Valdecir Júnior, disse ao portal Clubenews que no município, após um período crítico  pequenos reservatórios estão enchendo. “Ficamos sem chuvas de abril até meados de dezembro, mas graças a Deus, nos últimos dias a nossa região tem sido abençoada com  chuva e nossos reservatórios começaram a encher”.

O gestor disse ainda que Curimatá não teve ação dos governos federal e estadual para o combate aos efeitos e consequências da seca e que todas as ações para minimizar os efeitos da seca na cidade foram custeadas pelos cofres do município.

“O Exército Brasileiro e a Defesa Civil Estadual não instalaram, em nosso município, ações de combate à seca. O povo passou fome e sede. Agora, entramos no período caracterizado como o “chuvoso”. Infelizmente as possíveis ações chegam atrasadas. O nosso povo, agricultor e aqueles que trabalham com pequenos rebanhos já tiveram os seus significativos prejuízos”.

Veja as cidades:

01 – Acauã
02 – Alagoinha
03 – Alegrete do Piauí
04 – Avelino Lopes
05 – Belém do Piauí
06 – Bonfim do Piauí
07 – Caldeirão Grande
08 – Campinas
09 – Capitão Gervásio Oliveira
10 – Caracol
11 – Curimatá
12 – Fartura do Piauí
13 – Floresta do Piauí
14 – Francisco Santos
15 – Fronteiras
16 – Guaribas
17 – Itainópolis
18 – Júlio Borges
19 – Jurema do Piauí
20 -Lagoa do Barro
21 – Marcolândia
22 – Massapê do Piauí
23 –Monsenhor Hiopólito
24 – Morro Cabeça no Tempo
25 – Padre Marcos
26 –Pio IX
27 – Queimada Nova
28 –Santana do Piauí
29 – Santo Inácio
30 – São Braz do Piauí
31 – São Julião
32 -São Lourenço
33 – Várzea Branca
34- Wall Ferraz
35 – São Francisco de Assis


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: