28 de julho de 2025

Chegou o Verão! Dicas de banhos para fugir do ‘calorão’ de Teresina

Thálef Santos

Publicado em 26/12/2021 11:00

Compartilhe:

Praia de Barra Grande (Foto: Margareth Leite/arquivo pessoal)

Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com

Começou o verão! Na última terça-feira (21), às 12h59 (horário de Brasília) chegou, oficialmente, o verão do Hemisfério Sul. Se você achou que estava quente, se prepare, pois mesmo que o piauiense esteja acostumado com calor o ano inteiro, a tendência, segundo especialistas, é que as temperaturas sejam mais altas nesta época do ano. O ClubeNews traz dicas de viagens e banhos próximos de Teresina para fugir do ‘calorão’ e ficar tranquilo neste fim de ano.

Além das altas temperaturas, o verão traz dias mais longos que as noites e mudanças drásticas na condição do tempo, como possíveis chuvas fortes, granizo, ventanias e descargas elétricas. O verão seguirá até o dia 20 de março do ano que vem, exatamente às 12h33, quando será substituído pelo outono.

Até lá, vamos aproveitar as riquezas do Piauí e as opções para fugir do calor na terra onde dizem que tem “um Sol para cada pessoa”. Confira os destaques regionais para quem deseja aproveitar as férias longas ou curtas neste período.

Turismo. (Foto: Arquivo/ Tania Rego/ Agência Brasil)

Viagens!

Se você deseja conhecer novos lugares, praias, cidades, climas, tudo que possa trazer um novo ar diferente do que você vê diariamente, conheça a Rota das Emoções. Seguindo para os destinos turísticos do Delta do Parnaíba, em Parnaíba, no Piauí, e Jericoacoara, no Ceará. Os voos podem ser realizados a partir de Teresina (PI).

A Rota das Emoções é considerada um dos melhores e mais bem estruturados roteiros turísticos do Brasil. São 500km de percurso e emoção em dose tripla, com direito a muitos dias de aventura e sossego, paisagens paradisíacas, cultura nordestina autêntica, ecoturismo, dunas e lagoas. O roteiro envolve 3 paraísos naturais em 3 estados diferentes, como o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI) e o Parque Nacional de Jericoacoara (CE).

A Rota contempla 14 municípios com perfil de desenvolvimento e atrativos muito diferentes, e essa diferença se completa e forma um produto único que oferta locais badalados, paradisíacos, pacatos, simples, requintados e rústicos. A Rota das Emoções conta com mais de 290 meios de hospedagem, mais de 341 bares e restaurantes, mais de 65 agências receptivas preparadas para atender grupos e turistas individuais.

Destinos e passagens disponíveis  em: Rota das Emoções Brasil

Turismo no Piauí

Para quem não terá tanto tempo para aproveitar uma viagem mais longa, os olhos d’água piauienses são a sua solução!

Distante 236 quilômetros de Teresina, a cidade de Cocal da Estação exibe aos visitantes uma paisagem de encantar. Um paraíso de águas cristalinas e natureza exuberante está chamando a atenção dos turistas do Piauí e de outros estados.

Cocal da Estação fica situada no percurso rumo ao litoral piauiense e se tornou parada obrigatória dos viajantes em busca de tranquilidade e contato com o meio ambiente. O banho que ficou famoso na região fica no Sítio Frecheiras. O santuário natural é envolto por mata ciliar e se encontra em propriedade privada. Os donos cuidam do local e preservam esse paraíso.

Olho D’água, comunidade Frecheiras. (Foto: Arquivo ClubeNews)

Próximos de Teresina

Ainda mais perto da capital piauiense, temos mais locais de banho como o Olho D’água do Frei Pedro e o Olho D’água dos Matões.

Saímos de Teresina e seguimos pela BR-343 em direção ao município de Alto Longá. Na cidade, após contornar a igreja Nossa Senhora dos Humildes, uma estrada de terra nos leva até o primeiro destino. O Olho D’água do Frei Pedro é o nosso primeiro local de visita. Um riacho de água cristalina, mantido por um olho d’água que leva este nome pela lenda local.

Moradores da região contam que há muito tempo o franciscano Pedro com muita sede teria encontrado o local e, após beber no Olho D’água, deu o dom da cura para as águas do riacho.

Para o próximo destino, vamos sair de Alto Longá rumo ao município de Altos. Em seguida, pela “Estrada da Luz”, um percurso de cerca de oito quilômetros nos leva em direção ao Olho D’água dos Matões.

No Olho D’água dos Matões, rodeado de mata dos cocais, você encontra um riacho cristalino de areia fofa para afundar os pés nas águas tranquilas e borbulhantes que todo mundo adora.

 

* Sob supervisão da jornalista Lucy Brandão

Leia também: