
Jonas Carvalho*
jonascarvalho@tvclube.com.br
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um sinal de perigo para chuvas intensas em grande parte do Piauí, acompanhadas de rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h.
De acordo com o órgão, são esperados entre 30 e 60 mm/h de chuva ou 50 e 100 mm/dia. Também há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Para esta segunda-feira (27), a previsão é de pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante todo o dia em Teresina. A máxima fica em 33 °C e a mínima será de 24 °C.
Proteja-se
O INMET publicou instruções, explicando como proceder em situações de emergência.
– Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
– Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
– Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Tempestade em Uruçuí
Um trecho que liga a cidade de Uruçuí a Ribeiro Gonçalves, na PI-247, foi cortado após fortes chuvas que caíram na região. Pelo menos 12 famílias estão desabrigadas e algumas cidades isoladas.
A estrada, que serve de rota de escoamento da produção de grãos, localizada no Território de Desenvolvimento do Alto Parnaíba, foi restaurada no dia 8 deste mês, mas agora o transporte pelo local está impossibilitado.
Casa de idosa desaba
A casa da idosa Sebastiana Pereira Rocha, de 75 anos, localizada na rua Travessa Pedro Bruno, no bairro Areia, desabou após as fortes chuvas que caíram sobre o município de Uruçuí durante a tarde de sábado (25).
Embora não estivesse em casa no momento do ocorrido, dona Sebastiana presenciou a água invadindo o local e precisou contar com a ajuda de familiares para retirar móveis e eletrodomésticos.
Sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso.
LEIA TAMBÉM: