Detran continua com serviços fora do ar há 17 dias

Agência de Tecnologia diz que ataques hackers atrapalharam o cronograma de renovação do Renavan

Sede do Detran Piauí, em Teresina (Foto: arquivo Rede Clube)

Lucy Brandão
lucy@tvclube.com.br

Quem precisa dos serviços do Detran Piauí continua sofrendo. Usuários relatam que o sistema continua fora do ar, impossibilitando o acesso aos serviços de emplacamento, transferência, comunicação de venda em cartório emissão de multas ou taxas, há 17 dias.

É o caso do eletricista George Batista, que está tentando trocar a placa do veículo comprado em outro estado para o Piauí há mais de duas semanas. “Já teve dia de vir duas vezes no Detran. Eles falam que o sistema caiu. Eu já tenho um laudo atrasado e não sei se vou ter que pagar outro, porque não foi minha culpa”, desabafa.

Os serviços do órgão estão indisponíveis desde o dia 11 de dezembro, quando teve início o processo de atualização do novo sistema de Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). A previsão inicial era que o sistema fosse retomado em no máximo cinco dias.

O diretor da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI), Antônio Torres, informou que ataques hackers atrapalharam o cronograma previsto inicialmente. “Tenho certeza de que a gente não vira esse ano sem deixar todos os processos resolvidos”, afirmou Torres.

Por meio de nota, o Detran-PI e a ATI informaram que “algumas intercorrências referentes às integrações e também alguns ataques hackers ocorridos nos últimos dias, provocaram um atraso no cronograma pré-estabelecido pela ATI para a normalização dos serviços”.

De acordo com o comunicado, os ataques impactaram na “redução de velocidade de acesso aos sistemas, causando uma sobrecarga nos links, mas, é importante destacar que nenhum dado foi exposto, roubado ou acessado, contudo dificultou o processo de migração e integração das aplicações”.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar