Sistema prisional do Piauí teve mais de 109 mil atendimentos em 2021

Além disso, foram realizados 78.600 atendimentos aos internos e seus familiares pelas equipes de assistentes sociais das unidades.

Foto: Thanandro Fabrício/Sejus

Até a última semana do ano,  mais de 109 mil atendimentos foram realizados dentro do sistema prisional piauiense. As assistências sociais aos internos e familiares e, ainda, as assistências educacionais e à saúde aos reeducandos integram esses números. Os serviços são direitos das pessoas privadas de liberdade, conforme rege a Lei de Execução Penal (LEP).

Dentre os números, estão:

  • 10.552 atendimentos médicos (incluindo ginecologia e psiquiatria);
  • 24.935 atendimentos de enfermagem;
  • 5.988 atendimentos odontológicos;
  • 5.340 atendimentos psicológicos.

Além disso, foram realizados 78.600 atendimentos aos internos e seus familiares pelas equipes de assistentes sociais das unidades.

Na assistência educacional, o Piauí tem 47% de sua população carcerária envolvida em atividades educacionais como a participação em exames nacionais como o ENEM e o Encceja, além de aulas regulares da Educação de Jovens e Adultos e os cursos profissionalizantes.

A coordenadora de Saúde da Sejus,  enfermeira Alice Mendes, comenta que “promover a saúde dentro das unidades prisionais é um desafio que se faz necessário em um plano estratégico, considerando as características de cada unidade. A Lei de Execução Penal dispõe que a saúde é um direito do preso”.

“Então, devemos lembrar que a população privada de liberdade possui direitos, excetuando-de, claro, o à liberdade. A saúde é indispensável e, dentro das unidades penais, não é diferente, e é dando toda essa importância que a Secretaria de Justiça se responsabiliza e se compromete, através das equipes de saúde, em promover a manutenção e recuperação da saúde durante a privação de liberdade, mantendo a saúde e bem estar, com a oferta da assistência básica,” disse.

 

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar