
Todo o lado da perda de memória da depressão é genuinamente aterrorizante. Muitos se perguntam: para onde foram todas as minhas memórias? Meu conhecimento?
A depressão pode afetar a memória de maneiras surpreendentes e diversas.
A memória de curto prazo costuma ser um problema que afeta a vida diária. Lembrar-se de onde você colocou suas chaves ou reter informações que leu há pouco.
Mas a memória de longo prazo é afetada de maneira diferente. Quando estamos saudáveis e não deprimidos, tendemos a ter uma memória melhor para os detalhes mais sutis dos eventos positivos do que os neutros ou negativos. Mas, quando estamos deprimidos, não temos nenhum problema em relembrar memórias ruins, tendemos a insistir bastante nessas lembranças.
Este aspecto da depressão pode ser assustador para muitos, por isso é crucial espalhar a consciência de que esta é uma mudança comum e temporária.
Você percebe mudanças em sua memória quando está deprimido? Este é um sintoma comum que pode causar ainda mais angústia durante um episódio de depressão. Quando os problemas de memória de curto prazo estão tornando a vida mais difícil, é muito fácil ser autocrítico se você não está ciente que isso faz parte da depressão. Portanto, se for você, vá com calma. À medida que você trabalha na recuperação, a capacidade de focar, concentrar e relembrar informações fica mais fácil. Continue.