O final do ano é um momento muito esperado porque se acredita que as mudanças são possíveis com um novo ciclo. E é assim que nascem muitos rituais como traçar metas, vestir branco, comer uva, pular ondas na virada de ano.
Quais são seus preparativos para a virada de ano? Hoje não vamos falar sobre nenhuma desses anteriores. Mas sobre uma tradição milenar que existe no Japão, que é a “Faxina Geral” e isso acontece nas casas, locais de trabalho, escolas, ruas, onde se faz a limpeza mesmo e se tira o excesso de objetos, roupas e de tudo que não se usa mais.
Em tempos de muitas informações e consumo que tal começar com uma boa limpeza na casa, daquelas faxinas que tiram tudo dos armários e para isso vale chamar toda a família.
A ideia é manter apenas o que você precisa ou vai usar porque as coisas devem ter espaço para existir e ter um significado para estarem ali. Quantas coisas na sua casa viraram apenas entulho?
Tão importante quanto à limpeza na casa é a limpeza da mente. Então, vamos lá e responda essa pergunta: o que não agrega valor à sua existência e você continua dando atenção? Podem ser pessoas e coisas.
Aprenda a jogar fora sentimentos ruins, eles só te adoecem. Brigou com alguém dois, três, cinco anos atrás e ainda hoje guarda isso no coração? Livre-se disso! Guardar rancor é uma receita certa para infelicidade e doenças.
Falando em livrar-se de coisas ruins, o primeiro na lista devem ser os laços tóxicos; pessoas que só ocupam espaço na sua vida com críticas negativas e sentimentos ruins. Quem te coloca pra baixo não deve ser prioridade para você!
Os benefícios de tudo isso? Aumento da sensação de bem-estar, de felicidade, organização e planejamento. Você aprende a valorizar o que realmente tem valor e quem te valoriza.
E para ter um ano realmente novo aprenda a romper laços e apegos, só assim coisas e pessoas novas podem entrar. Se você insiste no que não te faz feliz é óbvio que você vai continuar sem viver a real felicidade.