Alagamentos: SAAD Centro monitora bairros e famílias em áreas de risco

A estimativa é de que pelo menos 550 famílias residam nestes pontos críticos

Famílias ficam desabrigadas após água invadir casas no bairro Mafrense. (Foto: Reprodução)

Por conta das chuvas intensas em Teresina nos últimos dias, a Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Centro está monitorando bairros de Teresina com o objetivo de prevenir situações de alagamentos e desabamentos pelo acúmulo de chuvas.

Ao longo deste domingo (2), pelo menos cinco famílias foram retiradas de um trecho alagadiço localizado na Vila Apolônia; dessas, quatro residiam na Rua 3 e uma na Rua 1. Pelo menos 37 famílias ainda são monitoradas na Rua 3.

Áreas de risco

Equipes integradas da SAAD realizam o monitoramento nas demais áreas consideradas pontos críticos, como trechos de vias localizadas nos bairros Cabral, Vila FerroviáriaNova Brasília e São Joaquim, próximo à margem do rio Poti. A estimativa é de que pelo menos 550 famílias residam nestes pontos.

Segundo o superintendente executivo da SAAD Centro, José Alberto, a prioridade é garantir a segurança das pessoas.

“Em um primeiro momento, estamos conversando com cada uma para verificar se podem ser levadas para outro local ou para a casa de um familiar. Se não, a Prefeitura, por meio de suas secretarias, estruturou um local onde serão devidamente acolhidas”, explicou.

Abrigo

O abrigo estruturado pela gestão municipal é a escola Domingos Jorge Velho, no bairro Mafrense. De acordo com o superintendente da SAAD Centro, Roncalli Filho, os gestores das SAAds, Semcaspi e Defesa Civil, estão viabilizando, de maneira integrada, mantimentos para o espaço como alimentos, colchões, cobertas e caminhões para o transporte.

“Temos um trabalho de logística e também de convencimento destas pessoas para que saiam destes locais que são perigosos para sua integridade física. […] Vamos dar todo o apoio e suporte necessários neste momento”, garantiu Roncalli Filho.

Reforço

Além da retirada e monitoramento em caráter emergencial, ações preventivas também foram realizadas ao longo dos meses de novembro e dezembro em diversos bairros para evitar entupimentos e alagamentos.

Entre eles: mutirões de limpeza para reduzir volume de resíduos nas ruas e o mapeamento/identificação dos principais pontos de alagamento.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 


Fonte: Prefeitura de Teresina


∴ Compartilhar