Os casos de síndromes gripais tiveram um aumento de 76% em uma semana na capital piauiense. Foi o que apontou o relatório divulgado pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública – COE municipal, vinculado à Fundação Municipal de Saúde (FMS). Os dados são referentes à análise da 52ª semana epidemiológica na capital, que abrange o período de 26 de dezembro de 2021 a 1º de janeiro de 2022.
No mesmo período, foi registada a redução dos casos de Covid-19, com aumento de 56% na demanda por testes RT-PCR e queda na positividade destes testes de 12% para 10%. Neste mesmo período, as internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) subiram de 54 para 59, mas observou-se uma queda nos óbitos atribuídos à covid-19 – de seis para apenas um.
De acordo com o coordenador médico do COE, Walfrido Salmito, é possível que esta diferença seja um reflexo da situação do vírus H3N2 em Teresina, o que resulta em mais casos de síndromes gripais, porém em menos hospitalizações (proporcionalmente).
Salmito ressalta que esta tendência tem sido observada desde a 50ª semana epidemiológica, que compreendeu os dias 12 a 18 de dezembro de 2021. “Percebe-se um hiato entre os atendimentos por síndrome gripal e casos confirmados de Covid-19, atendimentos por síndrome gripal e hospitalizações por SRAG e na demanda por testes RT-PCR e sua positividade”, analisa o médico do COE.
Testagem
A partir desta segunda-feira (03), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) inicia o funcionamento dos Centros de Testagem Covid (CTC) em vários locais de Teresina.
Confira os locais na reportagem do portal ClubeNews.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
Fonte: FMS