Bom Jesus vive surto de gripe e cidade terá centro para síndrome gripal

Entre os dias 24 de dezembro de 2021 a 02 de janeiro de 2022,  foram 675 atendimentos a pacientes com síndromes gripais.

Hospital Regional de Bom Jesus. (Foto: Portal Ponto X)

Após surto de gripe na cidade de Bom Jesus, Sul do estado, o prefeito Nestor Elvas, se reuniu, nesta semana, com o secretariado municipal, coordenadores da Saúde e a diretoria do Hospital Regional de Bom Jesus para discutir um plano estratégico para conter o avanço dos casos.  A prefeitura vai implantar, onde já funciona o Centro Covid, um Centro de Atendimento a Síndromes Gripais para atender pacientes com sintomas leves e moderados.

A Enfermeira Anne Benvindo, coordenadora do CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar), informou que o Hospital de Bom Jesus, que atende pacientes dos 24 municípios da Chapada das Mangabeiras, tem registrado aumento expressivo nos últimos dias de pacientes com sintomas gripais.

Segundo a coordenadora, aumentou 90% o número de pacientes com síndrome gripal.

“Entre os dias 24 de dezembro de 2021 a 02 de janeiro de 2022,  foram 675 atendimentos a pacientes com síndromes gripais; esse surto superlotou o hospital e sobrecarregou os profissionais. Com as festividades de final de ano, a unidade também vem registrando aumento de pacientes positivos para Covid, 52% das UTIs (unidades de tratamento intensivo) estão ocupadas”, disse a coordenadora.

Reunião 

A reunião com o prefeito contou com a presença da diretora do Hospital Regional de Bom Jesus, Maria Da Guia, do presidente da Câmara de Vereadores Odair José, da representante da Regional de Saúde, Maiara; além de médicos, enfermeiros, coordenadores da Secretaria Municipal de Saúde e Hospital Regional de Bom Jesus.

Após a reunião, o prefeito e os profissionais da saúde visitaram as instalações do Centro de Atendimento a Síndromes Gripais, onde será referência para atendimento de pessoas com sintomas leves e moderados.

Os pacientes com sintomas agudos e graves serão encaminhados ao Hospital Regional Manoel de Sousa Santos de Bom Jesus.

“Elaboramos um plano de atendimento para enfrentamento da síndrome gripal no munícipio, teremos leitos para administração de medicação; além de macas e poltronas, para melhor comodidade dos pacientes com gripe”, destacou o prefeito, Nestor Elvas.

O Piauí já registrou 69 casos do vírus da Influenza H3N2, informou a Secretaria de Estado de Saúde do Piauí (Sesapi) na terça-feira (4). Até o momento, uma morte pela gripe foi registrada, a de uma idosa de 72 anos, que morava em Barras, mas estava internada em Teresina.

Covid

No boletim de terça-feira (04), a Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus registrou 32 casos ativos de Covid-19.

Desses,  um paciente está internado no hospital com sintomas mais graves. O Centro Covid registra aumento na procura de pessoas com sintomas da doença após as festas de fim de ano.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar