17 de setembro de 2025

Não é falta de tempo! É energia ruim!

Publicado em 07/01/2022 11:00

Compartilhe:

(Foto: reprodução)

É comum vermos as pessoas reclamando da falta de tempo, da vontade de que o dia tivesse mais do que 24 horas e isso vem, muitas vezes, acompanhado de cansaço, desânimo, irritação.

E talvez o problema não seja a falta de tempo, mas como você gasta sua energia. O nosso tempo é limitado, queira você ou não, o dia só tem 24 horas e pronto. Agora, a nossa energia é renovável. E isso é muito bom porque significa que cada um de nós pode trabalhar para repor essa energia e como vamos nos sentir.

O primeiro passo é identificar se você está com uma crise de energia. Responda à essas perguntas: você tem dificuldade de concentração? Sente irritação com facilidade? Não tem tempo para suas atividades prediletas? Também não tem tempo para família e amigos?

O nosso corpo precisa se renovar, repor o que gastou. Assim como um carro que precisa de combustível para circular é o nosso corpo. Se o carro é à gasolina e você abastece com diesel com certeza vai ter problema.

E o seu corpo, do que você vem abastecendo? Para alguns estudiosos, a energia pessoal está dividida em quatro dimensões: física, emocional, mental e espiritual.

Na dimensão física você deve dar atenção à sua alimentação, atividades físicas diárias, qualidade do sono. Dormir menos do que oito horas por dia é um gatilho para a falta de concentração, estresse, desânimo etc.

Na dimensão emocional você deve avaliar como vem se comportando diante das situações; em momentos de dificuldade como você lida com os seus sentimentos e com os das outras pessoas? Você sabe identificar se vale realmente entrar naquele debate? Daqui a seis meses essa briga vai ter razão de existir?

Na mental, o foco deve ser saber identificar o que é prioridade para você, quais são seus maiores desafios e como você está preparado para lidar com o que acontece agora.

A dimensão espiritual não trata de religião, aqui o que se trabalha é o senso de realização, de fazer aquilo que se gosta, que proporciona sensação de eficiência sem esforço. De estar vivendo de acordo com os seus valores.

E quando você não observa como vem repondo seu tanque de energia; se com combustível de qualidade boa ou ruim é natural que se sinta sobrecarregado.

Para combater essa exaustão vamos à algumas dicas:

1.Estabeleça a prioridade

Faça primeiro o que vai te gerar mais resultados e te fazer feliz.

2.Pare de adiar!

Aprenda a resolver o que tira sua energia, agora!

3.Aprenda a se recompensar

Resolveu uma situação difícil que precisou de muita energia sua? Então, se dê um presente. Pode ser um dia de descanso, assistir um filme, um livro, celebre as vitórias.

E no final, não se espante se você descobrir que existem dois motivos que estão te detendo, te impedindo de realizar mais e ser mais feliz: ou você não sabe fazer ou não gosta de fazer.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também:

Acompanhe a ClubeNews FM
Newsletter

Receba as principais notícias do Piauí e do Brasil direto no seu e-mail. Fique informado com agilidade e confiança, onde estiver.

Fique por dentro das próximas noticias