“É muita alegria e satisfação saber que ele vai estar imunizado”, diz o pai do Francisco Miguel, de 5 anos, ao ver o filho – que é autista – recebendo a primeira dose de vacina contra a Covid-19. As primeiras vacinas pediátricas em Teresina foram aplicadas nesta terça-feira, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santa Isabel, na zona Leste.
A vacina pediátrica é Pfizer, com frasco diferenciado do imunizante destinado aos adultos.
Wellington França e outros pais levaram os filhos para iniciar o ciclo de imunização contra o coronavírus e suas variantes. Neste primeiro momento, apenas as crianças com comorbidades (doenças pré-existentes) e/ou portadoras de deficiência recebem o imunizante.
Para Wellington, a vacinação é uma segurança a mais para o retorno do filho às aulas presenciais. “A gente se sente um pouco aliviado. Traz um alívio para nós que somos pai, saber que ele está imunizado, que pode não ter aquele risco de ter o estado grave da doença”.
Uma criança autista de 11 anos foi a primeira a receber a vacina, de acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS). A vacinação foi acompanhada pelo presidente da FMS, Dr. Gilberto Albuquerque. O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, também esteve presente.
Wellington Camarço é pai do André Camarço e logo que abriu o agendamento já garantiu a vaga para o filho, de 10 anos. André tem diabetes tipo 1 e diariamente faz uso de insulina, que controla os níveis de glicose (açúcar) no corpo. Os cuidados foram redobrados para evitar que a criança fosse infectada nesse período pandêmico.
“Foram dois anos tentando preservar a saúde dele; fazer com que a doença não chegasse até ele. A família criou uma barreira em torno dele. Agora, com a vacinação podemos ‘afrouxar’ um pouco para que ele possa ter uma vida normal, de volta. Certamente, voltar às aulas na próxima semana”.
A família de André teve alguns casos da doença, mas todos se recuperam. “Todos somos vacinados. A família toda é favorável à vacina. Não tivemos perdas. Os casos são leves”.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar