Sesapi corrige dados do painel epidemiológico e oito mil casos são excluídos

O sistema apresentou inconsistência, dificultando o resultado final da somatória de casos confirmados

Teste Covid-19 (Foto: FMS)

O Centro de Vigilância Estratégia em Saúde do Piauí (Cievs) realizou uma avaliação nos dados exportados do E-SUS, desde 06 de janeiro de 2022, e constatou uma alteração nos números de exames positivos do Piauí, que estavam represados desde o ataque ao sistema em 10 de dezembro de 2021.

Foram contabilizados 8.481 casos positivos a mais para o estado, devido à inconstância no programa. O superintendente de Atenção à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães, explicou a situação e disse que os dados represados foram notificados como positivos.

“Alertados por nossos municípios, que pessoas que testaram negativo para Covid-19 foram inseridas como casos positivos, realizamos uma varredura no sistema e constatamos mais de oito mil casos com erro para o Piauí”, explicou.

Com a alteração o número de casos positivos no Piauí, passa a ser 336.690 e não 345.171, como divulgado no último Boletim Epidemiológico, de 17 de janeiro de 2022. O documento a ser divulgado na noite desta quarta-feira (19), contará com a correção dos números e com os dados fechados até o final do dia de hoje (18).

A falta dos dados do sistema gerou dificuldades para os estados colherem as informações sobre a doença neste período.

“Após o alerta dos municípios fizemos uma varredura no sistema e constatamos a inconsistência. Agora com os dados atualizados podemos ter uma visão da realidade da pandemia no estado”, finalizou o superintendente.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar