Lucy Brandão
lucy@tvclube.com.br
Um dos setores que cresceram mesmo durante o período de crise econômica foi a Construção Civil. Isso teve um impacto direto na geração de empregos em 2021. Nos primeiros dez meses do ano passado foram 285 mil vagas de emprego formal criadas em todo o Brasil. No Piauí também é possível perceber os efeitos desse crescimento. Só em novembro de 2021, o saldo de admissões e desligamentos foi de 79 vagas, conforme dados do Novo Caged.
Os dados sobre a geração de empregos com carteira assinada do Ministério do Trabalho mostram que o setor já chega a quase 2,4 milhões de trabalhadores com carteira assinada em todo o país, patamar que não era alcançado desde 2016.
O crescimento do setor só não foi maior por conta da falta de insumos e da alta dos preços de materiais de construção. Os preços quase dobraram nesse período de pandemia, entre 2020 e 2021.
No ano passado a Construção Civil cresceu mais de 7% e para 2022 o setor espera continuar crescendo. A expectativa do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Piauí (Sinduscon) é crescer pelo menos 2% este ano.
Sine Piauí tem 84 vagas abertas
O Sistema Nacional de Empregos no Piauí (Sine-PI) divulgou, nesta segunda-feira (10), um total de 84 vagas de emprego abertas em Teresina. Dentre as oportunidades, são 66 vagas para ampla concorrência e 18 específicas para Pessoas com Deficiência (PCDs). Confira o quadro de vagas.
CIEE: oportunidades para jovem aprendiz e estágio
Jovens em busca de oportunidade podem recorrer ao Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) para se candidatar a uma das vagas de jovem aprendiz ou estágio disponíveis. No CIEE Teresina há 15 vagas abertas para jovem aprendiz e 28 para estágio.
Para se candidatar, os jovens devem enviar o currículo para o e-mail cieeteresina@gmail.com. Pelo site nacional da instituição também é possível acompanhar as vagas disponíveis (www.ciee.org.br). O telefone de contato local do CIEE é 4003-5318.