Kelvyn Coutinho*
kelvyn@tvclube.com.br
Um levantamento divulgado pelo grupo de pesquisa Análise em Saúde (UFPI-Fiocruz) mostra que houve aumento na ocupação de leitos UTI Covid no Piauí nos últimos 30 dias. De acordo com o balanço, que comparou os índices de 18 de dezembro a 18 de janeiro, a média de aumento foi de 15,59%.
O gráfico divulgado pelo grupo, que contém dados fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), mostra que o maior crescimento na ocupação foi registrado no território da Chapada das Mangabeiras (Bom Jesus), que saltou de 33,33% para 66,70% de leitos UTI Covid ocupados.
Em seguida, aparecem os territórios: Cocais (Piripiri), aumento de 30%; Entre Rios (Teresina), 22,48% de aumento; Vale do Rio Guaribas (Picos), aumento de 13,30%; Vale do Rio Piauí (Uruçuí) e Itaueiras/Tabuleiros do Alto Parnaíba (Floriano), com 10% de aumento na ocupação de leitos. Apenas os territórios do Vale do Canindé (Oeiras) e a Planície Litorânea (Parnaíba) não registraram acréscimo de pacientes em leitos UTI Covid.
O levantamento aponta ainda que a taxa de ocupação que enseja maior preocupação das autoridades é do Vale do Rio Guaribas, na região de Picos, onde 83,3% dos leitos para pacientes graves com Covid-19 estão ocupados.
Governadores querem prorrogação de calamidade pública e credenciamento de leitos
O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), participou de reunião com o Fórum dos Governadores do Brasil, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) para tratar sobre a alta ocupação de leitos em sete estados do País e renovação de acordo de calamidade pública com o Ministério da Saúde.
“Verificamos que já temos sete estados com mais de 70% de leitos hospitalares ocupados e crescimento de demanda por leitos em variados estados. Aqui no Piauí nós ainda temos uma presença forte tanto da Covid-19, mas também outras doenças respiratórias agudas e graves e que se somam à dengue, diarreias, doenças pediátricas e chikungunya e isso está gerando uma demanda na área de hospitalização”, explicou o governador.
De acordo com Wellington, no próximo dia 31 de janeiro vence o credenciamento extra em razão da pandemia. “Solicitamos ao ministro chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, e pedimos a prorrogação para que tenhamos as condições de atender às demandas. A perspectiva é de que tenhamos a prorrogação para, pelo menos, o mês de fevereiro”, disse. Ainda segundo o chefe do Poder Executivo, o assunto foi tratado com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
“Esperamos que nossa situação seja igual a de outros países, onde houve uma súbita alta de casos e uma queda brusca também, mas nesse intervalo precisamos contar com a ajuda do Governo Federal para manter nossos leitos disponíveis”, afirmou.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar