Kelvyn Coutinho*
kelvyn@tvclube.com.br
A taxa de ocupação de leitos de UTI Covid no Piauí ultrapassou os 80%, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Devido a isso, o órgão resolveu ampliar o número de leitos para pacientes graves com Covid-19 e síndromes gripais.
Segundo a Sesapi, ao todo, serão 87 leitos a mais. Na rede hospitalar de Teresina estão sendo ampliados mais 50 leitos no Hospital Getúlio Vargas; seis no Hospital Infantil Lucídio Portela e seis leitos no Hospital Natan Portela, totalizando 62 leitos.
No interior do estado, serão ampliados 25 leitos nos hospitais das cidades de Floriano, Piripiri e Parnaíba. Serão 10 leitos no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba; no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, 10 leitos e mais 5 leitos no Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri. O aumento de leitos está acontecendo de acordo com o aumento no número de casos.
“É uma situação de alerta vermelho, crítica em todo o nosso estado. Não só de Covid-19, mas de síndrome respiratória aguda grave, como a Influenza H3N2. Ontem tivemos uma reunião de urgência com todos os diretores de hospitais da capital e dos hospitais regionais, em que o secretário Florentino determinou a abertura de novos leitos”, declarou o superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Alderico Tavares.
Além da alta de casos entre a população, o superintendente comentou que cerca de 624 profissionais da saúde estão afastados das suas funções por terem sido diagnosticados com Covid-19 ou síndrome gripal.
“Nós estamos com uma taxa de adoecimento dos trabalhadores de saúde acima de 20%, então às vezes a gente tem a viabilidade de abrir um leito de UTI ou de uma enfermaria, mas a gente não tem um profissional cuidado por estar de atestado médico e isso pode comprometer o atendimento”, disse Alderico.
O secretário estadual da Saúde, Florentino Neto, reforçou que é essencial que a população mantenha os cuidados para evitar contrair gripe ou Covid-19.
“Precisamos reforçar os cuidados para nos proteger, evitar aglomerações, usar sempre máscara e fazer a constante higienização das mãos. Não vai faltar atendimento hospitalar para quem precisar, mas somente com a conscientização de todos é que vamos vencer a Covid-19”, completou o gestor.
*Sob supervisão da jornalista Lucy Brandão.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar