Sesapi anuncia suspensão de atendimentos ambulatoriais e cirurgias eletivas em hospitais estaduais

Segundo a pasta, a suspensão vai durar 12 dias, iniciando a partir da próxima segunda-feira (31).

Hospital Getúlio Vargas. (Foto: Jonas Carvalho/Portal ClubeNews)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) anunciou, nesta sexta-feira (28), a suspensão dos atendimentos ambulatoriais e das cirurgias eletivas nos hospitais públicos de gerenciamento estadual a partir da próxima segunda-feira, dia 31 de janeiro. A medida vai valer durante 12 dias, encerrando no dia 11 de fevereiro.

Segundo a pasta, a medida foi tomada com base no monitoramento da Taxa de Positividade para Covid-19 no Piauí, que apresentou aumento de 76,3% em relação ao mesmo período de 2021. A taxa de positividade é obtida através de números de dados do Laboratório Central do Piauí (Lacen) e do Grupo de Pesquisa de Análise em Saúde da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

A suspensão também foi baseada no Monitoramento da Ocupação de Ocupação de Leitos Covid nos Hospitais de Gerenciamento Estadual no período de 1º a 27 de janeiro, onde foi constatado um aumento. Nos hospitais da rede estadual, a ocupação de leitos de UTI aumentou em 70%, sendo de 71% na região do litoral; e na região Entre Rios, 85%, considerado acima da média.

De acordo com o secretário estadual de saúde, Florentino Neto, alguns atendimentos serão mantidos. “Vamos manter o atendimento em ambulatório das gestantes de alto risco na Maternidade Dona Evangelina Rosa; cirurgias neurológicas, oncológicas, cardiológicas, de urgência e emergência de pacientes internos e da regulação”, disse o gestor.

A diretora da Diretoria de Unidade de Descentralização Hospitalar (DUDOH), Joselma Oliveira, afirmou que nenhum paciente será prejudicado. “Essa medida emergencial é para evitar o aumento dos casos, principalmente por termos profissionais se afastando por estarem com síndromes gripais ou covid. Quando retomarmos as cirurgias, os pacientes que estão na fila serão atendidos normalmente”, conclui Joselma.

LEIA MAIS

FMS aumenta leitos exclusivos para Covid em Teresina

Em 30 dias, procura por leitos de UTI Covid dobrou em Bom Jesus; média de aumento no Piauí é de 15%

Lotação de leitos de UTI Covid preocupa gestores; superintendente fala em “alerta vermelho” no PI

Governo do Piauí abre mais leitos no Sul para evitar colapso no atendimento aos pacientes com covid


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 


Fonte: Sesapi


∴ Compartilhar