
Malu Barreto
malubarreto@tvclube.com.br
Os 65 leitos de UTI Covid disponíveis na rede de saúde municipal e estadual de Teresina estão ocupados. De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque os quatro hospitais com atendimento de Covid na capital estão lotados, são eles: Hospital de Urgência de Teresina (HUT), Hospital do Monte Castelo, Hospital Getúlio Vargas e Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela.
O presidente disse ainda que o sistema de saúde irá abrir leitos de UTI conforme a demanda de atendimento. “Temos leito de estabilização, o pré UTI, então a medida que o paciente vai sendo medicado, recebe alta ou há um óbito ou transferidos vamos vendo a possibilidade de aumentar a quantidade de leitos.”
Gilberto informou que o Hospital Getúlio Vargas irá abrir ainda essa semana dez novas vagas de UTI Covid e ressalta que para aumentar a quantidade de leitos de Covid está sendo tirado leitos de atendimento de outras doenças que também precisam de internação.
“Existe uma tendência de ocupação maior nos hospitais já que a quantidade de números de casos está crescente. Hoje, mais da metade dos testes de Covid realizados foram com resultado positivo para a doença. Então todo mundo está se infectando”, frisou o presidente da FMS que destacou ainda que apesar da nova variante trazer menos complicações o contágio é bem maior.
“Se por dia temos mil a dois mil casos positivos de Covid e deste número, 1% precisar de UTI vamos ter um número muito grande de pessoas internadas. Quanto mais pessoas infectadas mais pessoas vão precisar de hospitalização”, finalizou.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!