Governadores querem controle das fronteiras e teste negativo para entrada no Brasil; veja medidas

Os governadores estiveram reunidos na quinta-feira (3) em Brasília, alguns participaram via videoconferência.

Fórum dos Governadores (Foto: Consorcio Nordeste)

Os governadores do Brasil compactuaram quatro medidas a serem adotadas nacionalmente para conter a alta dos casos de Covid-19 no país. Nas últimas 24 horas, o Brasil bateu o recorde de novos casos da doença, com 298.408 pessoas infectadas pelo coronavírus.

Os governadores estiveram reunidos na quinta-feira (3) em Brasília, alguns participaram via videoconferência. O governador Wellington Dias participou do encontro.

O conjunto de medidas – que também fortalece o enfretamento da crise sanitária no país – a serem propostas ao Ministério da Saúde, por intermédio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde.

O documento dispõe sobre: 

– A primeira diz respeito ao controle das fronteiras do país, exigindo a apresentação de teste laboratorial para a Covid-19, com resultado negativo, e de certificado de vacina contra o mesmo patógeno daqueles que adentrarem o território nacional.

– A segunda consiste na adoção de ações coordenadas, passíveis de revisão a cada 15 dias, com o intuito de implementar restrições sanitárias voltadas aos eventos públicos e privados que promovam aglomerações, sobretudo durante o feriado de Carnaval.

– A terceira frente de ação tem o escopo de acelerar o processo de vacinação, com o propósito de alcançar o patamar de 80% de vacinados em meados de março deste ano.

– Por último, entenderam os governadores ser necessário retomar o modelo de credenciamento de leitos de UTIs (unidades de tratamento intensivo), que vigorou até janeiro de 2022, de modo a permitir a reserva credenciada de 20% para um eventual aumento de demanda.

 

 

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar