
Depois do grande volume de chuvas que atingiu a capital piauiense na madrugada deste sábado (5), o alerta continua para pelo menos dois dias. É o que afirma o climatologista Werton Costa. Ele explica que a Zona de Convergência Intertropical é responsável por trazer a maior quantidade de umidade para o Nordeste e que, por pelo menos dois dias, há possibilidade de pancadas de chuva na capital.
“O excedente de calor na superfície é o que alimenta a rajada e a descarga elétrica. Então quanto mais quente a condição do sítio urbano de Teresina, maior a probabilidade de rajada e raios”, afirma Werton Costa.
O especialista destaca ainda que o volume de chuvas que caiu esta madrugada na capital foi de 104mm. “Um volume impressionante, sendo que 74mm foram em apenas uma hora”, diz.
Segundo Werton, o Piauí amanheceu com dois alertas, um laranja para o Vale do Longá e um alerta amarelo para a Grande Teresina e Médio Parnaíba.
Nesta sexta (4) o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já havia emitido alerta amarelo de chuvas intensas e ventos fortes para 61 cidades do Piauí, entre elas Teresina.
“Na medida em que tivermos mais chuvas organizadas em uma única nuvem como foi em Teresina, maior o risco de chuva torrencial e concentrada em um curto espaço de tempo”, alerta o climatologista.