
Lucy Brandão
lucy@tvclube.com.br
O número de licenciamentos de automóveis despencou quase 40% em janeiro de 2022 na comparação com dezembro de 2021. O recuo total para carros, comerciais leves, caminhões e ônibus no Brasil foi de 38,91% em janeiro na comparação com dezembro e 26,08% com relação a janeiro de 2021, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Em janeiro foram vendidas 126.486 unidades desses automóveis. Somente de carros foram 92.212 unidades. O resultado está bem abaixo do registrado em dezembro, quando foram vendidos 207.062, sendo 156.132 carros.
Segundo o presidente da Fenabrave, vários fatores explicam a queda nas vendas, entre eles a alta na taxa de juros, que encarece e restringe o crédito para financiamentos. Além disso, José Maurício Andreta Jr. cita ainda a queda no poder de compra do consumidor provocada pela alta da inflação nos últimos 12 meses.
“O resultado é conjuntural e acontece, principalmente, em função dos baixos estoques das concessionárias, em dezembro, e da persistente falta de produtos, ainda provocada pela escassez de insumos e componentes”, explica o presidente da Fenabrave.
Além desses fatores, o presidente da entidade destaca que as fortes chuvas, em vários estados do país, também atrapalham o setor, além do aumento do contágio pela variante ômicron da Covid-19, que reduziram a ida de consumidores às lojas.