
Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com
A manhã desta quarta-feira (9) foi marcada pelo céu vermelho em alguns municípios do Piauí. O professor e climatologista Werton Costa explica que o fenômeno se deu por conta das cinzas do vulcão Hunga Tonga, localizado a mais de 114 mil quilômetros de distância da capital Teresina, no Pacífico Sul. O vulcão entrou em erupção no dia 15 de janeiro e a chegada das cinzas pelos céus tingiram as manhãs de vermelho.
O geógrafo conta que as imagens são reais e o que provocou isso foi a presença de material particulado de origem vulcânica. Simplificando, são as cinzas do vulcão Tonga que se espalharam pelo hemisfério Sul.
Werton Costa afirma que, provavelmente, o evento pode ser visto em todo o estado do Piauí.
“O fenômeno foi observado em várias capitais nordestinas, ou seja, ele começou no final de janeiro sobre as regiões Sul e Sudeste (do Brasil) e depois se espalhou pelo Nordeste”, afirma o professor.
A mudança de cor no céu pode ser observado todos os dias durante o nascer e o pôr do Sol. Werton explica que mudanças no ar – como queimadas ou presenças de gases – provocam diferentes tonalidades.
O ar limpo, sem a presença de nuvens carregadas de chuvas, permitiu que as partículas de cinzas vulcânicas potencializassem a cor escarlate no céu.
Werton Costa lembra que, naturalmente, o fenômeno deve se desfazer com a ação do vento, espalhando as cinzas e devolvendo ao céu as cores laranja, amarelo e azul que são mais comuns.
Confira imagens do fenômeno:
*Sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso