A merendeira Marilene Pires Barreto, da CMEI Thereza Christina irá representar a capital piauiense em um reality show “Super Merendeiras”, da TV Escola. O programa é realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação.
Cinco candidatas, profissionais das unidades E.M. Humberto Reis; CMEI Thereza Christina; CMEI Madre Tereza de Calcutá; E.M. Santa Maria da Codipi e CMEI Joel Mendes participaram da seletiva que aconteceu em um laboratório gastronômico de uma faculdade particular de Teresina.
As mulheres tiveram 1h30 para executar os dois pratos clássicos da culinária piauiense e assim ir para os jurados que realizaram a avaliação. Foram considerados seis requisitos: sabor, constância, aroma, apresentação do prato, incremento especial do prato, desenvoltura/habilidade da cozinheira, uso de consciente dos alimentos e higiene/organização.
“Convidamos todas as escolas da Rede Municipal para participar da seleção do programa. Selecionamos as participantes e ficamos com as cinco finalistas, cozinhando o prato final de nossa escolha para o júri composto por cinco nutricionistas e uma profissional da Gerência de Assistência ao Educando (GAE), da Semec, avaliarem”, explicou Cinthia Araújo, da Divisão de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação.
Após a distribuição dos alimentos de agricultura familiar para cada candidata e as orientações passadas pela técnica de nutrição da Semec, foi dada a largada para o início da competição.
Marilene conquistou o primeiro lugar e se emocionou em poder participar do programa da TV Escola. “Foi bem difícil passar de minhas colegas merendeiras. Elas são ótimas e cozinham muito bem”.
Segundo a Equipe de Divisão e Nutrição, a disputa foi acirrada. Os pratos tiveram uma boa apresentação, coloridos e nutritivos atendendo aos pré-requisitos estipulados pela Equipe Divisão de Nutrição. “A escolha final se deu através das notas em ficha de avaliação e a disputa foi acirrada com pequena diferença de pontos entre as candidatas”, contou Cinthia.
Dentre as cinco participantes foram selecionadas pela equipe, três merendeiras. A primeira colocada ganhou a vaga da participação do reality show em São Paulo por 15 dias, e as outras que levaram o segundo e terceiro lugar, estão classificadas, caso a vencedora da seletiva não possa cumprir a agenda do reality por algum motivo físico ou de saúde.
📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram.
Mande sua sugestão de pauta no nosso WhatsApp.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
Fonte: Prefeitura de Teresina