Transferência de veículos passa a ser digital a partir de março

Processo não vai precisar de reconhecimento de firma em cartório

Foto: Angelo Marcos/ Sefaz-PI

Lucy Brandão
lucy@tvclube.com.br

A partir de março a transferência de veículos poderá ser feita de forma digital no Brasil. O anúncio foi feito pelo Ministério da Economia nesta terça-feira (15). Conforme a pasta, o processo deverá ser feito com uso da assinatura digital e sem precisar de reconhecimento de firma.

O novo formato vale para veículos que já possuem documentação digital – aqueles que saíram de fábrica ou foram transferidos a partir de 4 de janeiro de 2021. A transferência digital será feita por meio da plataforma gov.br.

O vendedor que quiser realizar a transferência deve acessar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), informar o CPF do comprador e assinar digitalmente.

Com a assinatura digital, a plataforma não exigirá o reconhecimento de firma em cartório na Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e). “O comprador receberá a notificação e repetirá o processo, e a autorização irá diretamente para o sistema do Governo Federal”, informou o Ministério.

Depois desse processo, ainda segundo pasta, basta levar o veículo para a vistoria no Detran local e efetivar a transferência.

Para fazer a transação, tanto vendedores como compradores deverão ter o login qualificado de níveis Prata ou Ouro na plataforma gov.br. O cadastro gratuito pode ser feito por meio do site Acesso, ou pelo aplicativo para iOS e Android.

 

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar