Imagens aéreas mostram resgate de criança em Floriano; empresário relata a busca com drone

Kaylla Vitória brincava com os amigos quando se perdeu na mata por volta das 11 horas do dia 13 de fevereiro

Carlienne Carpaso
carliene@tvclube.com.br

Quando o pedido de ajuda para localizar uma criança de oito anos, que desapareceu em uma mata fechada, no assentamento Casulo, próximo a cidade de Floriano, chegou ao WhatsApp do empresário Rafael Oliveira; ele não pensou duas vezes e logo pegou o seu equipamento de drone (aeronave remotamente pilotada) para tentar encontrar a Kaylla Vitória. Imagens aéreas mostram o momento do resgate. Veja vídeo (a partir de 1 minuto 20 segundos).

Ao Portal ClubeNews, o empresário recordou o momento no qual encontrou a criança com a ajuda do equipamento na companhia de um grupo de voluntários da cidade. Ele contou alguns detalhes das buscas, que mobilizaram diversas pessoas da região.

Kaylla Vitória brincava com os amigos quando se perdeu por volta das 11 horas do dia 13 de fevereiro. Ela ficou quase 24 horas sozinha na mata, com fome, sede e medo. Enquanto estava desaparecida, uma chuva forte caiu sobre a cidade. Na manhã do dia 14 de fevereiro, as buscas com os drones foram iniciadas e a criança foi localizada.

“Ela passou a noite inteira no mato, na chuva; choveu bastante na noite em que ela ficou perdida. A gente se comoveu muito com essa situação porque nós somos pais e mães. Sabemos o quanto é valioso você ter o seu filho próximo a você, com segurança. Bateu o desespero”, lembra o empresário.

Imagem aérea do resgate de criança que se perdeu na mata em Floriano (Foto: arquivo)

Rafael e o produtor musical Maurício Ferraz, que também possui um drone, se uniram aos demais voluntários para encontrar a menina, com o apoio do tenente Hélio Pereira, da Polícia Militar do Piauí. De posse dos drones e de mochilas com mantimentos, saíram em direção ao assentamento dispostos a só voltar quando achassem Kaylla.

Ao chegarem na região, com o apoio de caçadores que conhecem a área, eles começaram a analisar pequenas pistas deixadas pela criança, como as pegadas, e conversaram com os familiares, que já estavam na busca por ela.

“Pegamos informações de que tinha ‘um pezinho dela na areia’ próximo à fazenda da universidade. Então, a gente não pensou duas vezes. Eu falei: ‘vamos seguir nesse caminho porque com certeza ela passou por lá'”, conta.

Durante a caminhada pela mata, Rafael e Mauricio subiam os drones para tentar visualizar a criança.

“A gente chegou a caminhar uns 8 km – mais ou menos – e ia lançando o drone no ar em várias posições para tentar localizá-la; até que eu consegui ver bem distante um pontinho caminhando e adentrando na mata. Ali, eu tinha certeza que era ela porque era a mesma direção da pegada”, recorda.

Rafael conta que chegou a “perdê-la de vista” por meio do drone quando ela, provavelmente cansada, sentou-se embaixo de uma árvore. A folhagem tampou o campo de visão do equipamento.

“Então, a gente seguiu o caminho em direção a ela; tinha pessoas com cavalo, com cachorro. Quando chegamos em certo ponto, lancei o drone novamente. O tio começou a gritar pelo nome dela e, com o barulho do drone, ela saiu debaixo da árvore e eu consegui vê-la pelo equipamento, estava bem pertinho da gente”.

 O Encontro

Criança é resgata após se perder em mata (foto: arquivo)

“Quando a encontramos foi um momento emocionante. O tenente Hélio foi e a pegou nos braços enquanto eu descia o drone. Foi um momento muito emocionante para nós porque imaginamos os nossos filhos, o desespero da mãe”.

Ao ver a criança de perto, Rafael lembra que ela estava tranquila, que não estava chorando. “Era uma menina muito forte por enfrentar tudo o que passou sozinha”, diz.

“Agradecemos muito a Deus por achá-la com vida. Nós a levamos ao hospital para ser medicada e, depois, a entregamos nos braços da mãe”.

 

 

Reconhecimento

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros da cidade de Floriano homenagearam e agradeceram aos serviços prestados por Rafael Oliveira e por Maurício Ferraz na localização da criança. A homenagem aconteceu no dia 15 de fevereiro, um dia após a criança ser encontrada, na sede do 3º Batalhão da Polícia Militar.

Na foto, Rafael e Maurício estão acompanhados do tenente do Corpo de Bombeiros, Lucas Xavier; do tenente da Polícia Militar, Hélio Pereira; e do comandante do 3º BPM, coronel Inaldo Ribeiro. “Recebemos a ilustre visita de amigos que somam, aqueles que com proatividade fazem parte do trabalho em segurança pública”, diz a postagem com a foto publicada nas redes sociais do Batalhão.

 

Foto: arquivo pessoal

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram.
Mande sua sugestão de pauta no nosso WhatsApp.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar