"Bloquinho do Bem" do Hemopi pede doações para o período do Carnaval

A campanha vai ser realizada de 23 a 26 de fevereiro com atrações artísticas para receber os doadores

Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí. (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) lançou uma campanha para repor estoques de bolsas de sangue durante o período do Carnaval. O “Bloquinho do Bem” será realizado do dia 23 ao dia 26 de fevereiro e terá atrações artísticas para receber os doadores. O período de Carnaval é, tradicionalmente, uma época de baixa nos estoques do Hemopi. Após o início da pandemia da Covid-19, muitas cirurgias ficaram comprometidas com a falta de doações.

Segundo o diretor-geral do Hemopi, Jurandir Martins FIlho, o estoque é insuficiente para acompanhar toda a demanda hospitalar. “Durante todo este mês de fevereiro estamos enfrentando certas dificuldades em termos de estoque de sangue, devido à grande demanda da rede hospitalar. Infelizmente registramos um diminuição em torno de 30% nas doações de sangue nesse período”, disse.

Os períodos de comemorações são historicamente momentos de atenção para a população e agentes da saúde. As festas também podem causar uma alta de acidentes envolvendo bebidas alcoólicas que reforça a necessidade de manter o estoque de bolsas e as doações.

Doação de Sangue. (Foto: Rodrigo Nunes/MS)

É importante lembrar que o doador precisa estar saudável e após infecção de Covid-19 ou gripe, o intervalo de dez dias precisa ser respeitado para fazer a doação. Em caso de vacinação recente, o diretor explica: “se você foi vacinado também pode doar sangue. Quem recebeu Coronavac deve esperar dois dias após a vacina e para as demais marcas, o intervalo é de sete dias“, indica.

Jurandir também afirma que não existem evidências de que o coronavírus seja transmitido por transfusão de sangue.

Funcionamento

Em Teresina, o Hemopi funciona de segunda a sábado e feriados, de 7h15 às 18h, sem fechar para o almoço. Os centros em Parnaíba, Picos e Floriano abrem de  segunda à sexta, das 8h às 17h. “A ideia maior é de sensibilização. É um bloquinho do bem e acima de tudo da solidariedade”, destaca o diretor geral do órgão.

QUEM PODE DOAR?

Saiba quem pode doar e quais são os critérios clicando aqui.

*Sob supervisão da jornalista Lucy Brandão

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar