Kelvyn Coutinho*
kelvyn@tvclube.com.br
Moradores do bairro Catumbi, no município de Floriano, denunciaram que criminosos estão aplicando na região o chamado “golpe do IPTU”. Segundo as vítimas, os suspeitos se dizem servidores municipais e fazem a cobrança do imposto.
De acordo com relato de uma das vítimas, um idoso que não quis ser identificado, no início da semana, um homem foi até a residência dele e se apresentou com um crachá da Prefeitura de Floriano. O homem disse que era servidor público, estava ali para cobrar a taxa do IPTU e pediu R$ 50 à vítima. O idoso afirmou ainda que o homem não estava armado e não fez ameaças.
Segundo a Polícia Civil, outras pessoas foram abordadas pelos golpistas e os casos estão sendo investigados. A Prefeitura de Floriano divulgou nas redes sociais um alerta afirmando que a cobrança do IPTU não é feita por servidores.
A diretora de receita da Prefeitura de Floriano, Camila Rayane Guimarães, alertou à população que a cobrança do IPTU é feita através de boleto bancário, que é entregue nas residências pelos Correios.
“Os Correios fazem a entrega dos boletos ou o cidadão pode se dirigir à Central do Contribuinte para pegar o seu boleto. Não existe outra forma de pagamento além do boleto”, disse Camila.
A Prefeitura Municipal informou ainda que os serviços externos que estão sendo realizados no momento são relacionados apenas às fiscalizações de imóveis e à atualização cadastral, para elaboração do novo mapa urbano de Floriano.
“A consultoria faz o mapeamento externo sobre o recadastramento que está sendo feito em todo o município, de todos os imóveis e temos os nossos fiscais. Quando ocorre a visita dos fiscais que trabalham na Central do Contribuinte, eles vão devidamente fardados, com crachá, tem toda a identificação, o transporte que é utilizado também tem identificação. Nenhum dos nossos fiscais é autorizado a fazer arrecadação, porque só tratamos de processos. Toda a arrecadação é feita via banco”, declarou Cândido Celestino, diretor de fiscalização da Prefeitura de Floriano.
*Sob supervisão da jornalista Malu Barreto.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.