6 de julho de 2025

Governo pode liberar FGTS para pagamento de dívidas ainda este ano

Lucy Brandão

Jornalista
Publicado em 23/02/2022 12:05

Compartilhe:

Saque ainda não tem previsão. (Foto: Carlienne Carpaso/ portal ClubeNews)

Em evento com representantes do mercado financeiro, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o governo federal estuda liberar recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para que pessoas endividadas possam quitar seus débitos.

“Há várias iniciativas que podemos ter até o fim do ano que devem ajudar a economia a crescer. Podemos mobilizar recursos do FGTS também, porque são fundos privados. São pessoas que têm recursos lá e estão passando dificuldade. Às vezes o cara está devendo dinheiro no banco e está credor no fundo [FGTS]. Por que ele não pode sacar essa conta e liquidar a dívida dele do outro lado?”, disse Guedes durante o evento.

Outra medida anunciada por Guedes sem dar mais detalhes foi uma nova redução na alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) em 25%. “Vamos já baixar o IPI”, disse durante o evento promovido pelo BTG Pactual em São Paulo. De acordo com o ministro, houve um aumento de arrecadação de tributos que permite reduzir o IPI com o objetivo de promover uma “reindustrialização” no país.

A redução de IPI em produtos como carros e eletrodomésticos também foi adotada por outras equipes econômicas de governos anteriores como forma de estimular o consumo e alavancar as atividades industrial e do comércio, que são importantes geradoras de emprego em todo o Brasil.

Paulo Guedes mencionou ainda que o governo prepara o lançamento de um programa para estimular o crédito.

Você sabe como consultar o saldo do FGTS?

A consulta ao saldo do Fundo de Garantia pode ser feita somente no aplicativo FGTS ou pelo site da Caixa (neste caso, somente para correntistas do banco).

Acesso aos aplicativos:

Google Play (Android)
App Store (Apple)

Como acessar a app FGTS no celular:

  1. Na loja de aplicativos do seu celular, busque FGTS. Clique em instalar e abra o aplicativo.
  2. Selecione a opção “Cadastre-se”.
  3. Preencha todos os dados solicitados: CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e cadastre uma senha de acesso.
  4. A senha deve ser numérica, com seis dígitos. Para quem já usava o aplicativo, pode repetir o mesmo número de senha que usava antes.

Leia também: