21 de dezembro de 2025

Pare de se preocupar com a aprovação dos outros!

Atualizado em 25/02/2022 14:01

Compartilhe:

(Foto: divulgação)

Você alguma vez já deixou de fazer algo por medo de ouvir um não? Pode ser pedir alguém em namoro, participar de um projeto, ir à uma entrevista de emprego, colocar em prática uma ideia?

O medo é uma resposta natural do organismo para uma situação adversa, serve para você decidir se vai lutar ou fugir. Mas no dia a dia não pode ser maior do que a sua vontade de vencer, de realizar.

E hoje vamos falar de um medo específico; o medo de ser rejeito, aquele medo de ouvir um não, o medo que pode nos privar de oportunidades valiosas, que nos impede de saber o que realmente acontece quando você decide fazer aquilo que sempre teve vontade e sai do “seria” para o “é isso!”.

O medo de receber um não faz você rejeitar as próprias ideias, tudo para corresponder as expectativas de outras pessoas e quando você vive para preencher as exigências dos outros acaba esquecendo quem é você.

Saiba que a pessoas são naturalmente resistentes a mudanças, o nosso cérebro gosta de deixar como está porque ele assim já sabe o caminho, o nosso cérebro faz tudo para economizar energia e nos manter em segurança.

Dor física x dor da rejeição

E ser rejeitado dói? Sim. Segundo pesquisas da Faculdade de Medicina do Michigan nos Estados Unidos, a dor da rejeição faz o cérebro liberar as mesmas substâncias químicas analgésicas de uma dor física.

E o que chama ainda mais atenção é que na pesquisa as pessoas eram informadas que a rejeição era falsa, somente à título de estudo, e mesmo assim o cérebro continuava produzindo essas substâncias na tentativa de diminuir a dor.

Entenda que a rejeição é apenas uma opinião, diz muito mais de quem fala do que de quem escuta. As pessoas podem reagir de maneiras diferentes ao mesmo pedido. Rejeitar algo tem relação com as circunstâncias, o humor, a educação, a cultura, o ambiente social e muitas outras variáveis. Por isso, é importante saber escolher o momento.

Em busca do sim

O primeiro passo para quem busca um sim é aprender a pedir. Tem muita gente que não consegue porque não pede e quando pede esquece de dizer os motivos, de ser empático e de sorrir. Pesquisas mostram que ao sorrir você aumentas as chances de ter seu pedido atendido.

Depois mire na pessoa certa porque você pode estar gastando suas habilidades e depositando suas expectativas na pessoa errada. Quando você mira na pessoa certa a probabilidade de um sim aumenta.

Por último, o mais importante: aceite mais a si mesmo, aceite quem você é, com suas qualidades e pontos a desenvolver, dando um passo de cada vez. Por que tanta necessidade de aprovação? Por que a opinião e as expectativas do outro têm mais valor do que as suas próprias expectativas?

E se você ainda tiver alguma dúvida de como seguir mesmo com medo, eu te falo: quando o seu sonho for maior que o medo de ser rejeitado, você não desiste, você segue em frente!


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: