Os pais de uma recém-nascida passaram momentos de sufoco na manhã desta quarta-feira (2) após a bebê sofrer um engasgo, na cidade de Parnaíba. Ao perceberem que a Maria, que tem menos 10 dias de vida, não estava bem, eles foram até a sede do 2º Batalhão da Polícia Militar e pediram socorro aos policiais, que conseguiram prestar os primeiros socorros e salvar a criança.
O vídeo abaixo mostra a bebê nos braços de uma policial militar, que iniciou a manobra de Heimlich, que é uma técnica de primeiros socorros, usada em casos emergenciais de engasgos para desobstruir as vias aéreas. Outros policiais ficam ao redor prestando apoio, ajudando a recém-nascida a manter a boca aberta.
“Após a manobra de Heimlich, a criança voltou a respirar. Logo em seguida, foi conduzida pelo Serviço Móvel de Urgência – SAMU, ao hospital municipal”, disse a PM.
Ver essa foto no Instagram
Como agir em caso de engasgo em bebês:
Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente.
Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.
Fonte: Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais
Sabrina Bonetti; Fernanda Góes. O que fazer quando seu bebê engasgar? [Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto]
Universidade Federal da Bahia. Tecciência: educação, ciência e tecnologia
📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar