
Você alguma vez já parou e pensou que a sua carreira ou a sua vida poderiam estar melhores se você tivesse mais conexões e aprendesse a pedir ajuda da forma correta?
Usada da maneira correta a habilidade de pedir pode mudar sua carreira e sua vida, e os motivos são vários; aqui vamos mostrar três razões para pedir;
1. Primeiro, porque ajuda a criar laços, o grau de confiança entre as pessoas envolvidas aumenta.
2. Segundo, destrava a generosidade, a probabilidade de uma pessoa que foi ajudada a ajudar outras aumenta significativamente e a pessoa que ajuda a primeira vez também tem a tendência a ajudar outras pessoas.
3. Terceiro, aumenta a produtividade; essa troca de dar e receber diminui o tempo para execução de uma tarefa, diminui o cansaço mental ou estresse e torna a equipe mais focada na solução.
E para alcançar realmente os resultados que você deseja é bom saber que existe sim um jeito certo de pedir:
1. Peça exatamente o que quer: o que você quer, qual o seu objetivo, qual o motivo do pedido, por quanto tempo, em que data, seja o mais específico possível porque assim você otimiza o seu tempo e o da pessoa que vai lhe ajudar e tem um resultado mais satisfatório.
2. Motivo: crescer e aprender: não vá pedindo algo a alguém só porque você está com preguiça. Aqui o pedido deve ser algo que vai aprimorar suas habilidades e que depois lhe ajude a crescer. Não é sempre que tiver vontade e sem disposição achar que o outro tem que atender os seus pedidos.
3. Faça pessoalmente: é comprovado por pesquisas que fazer um pedido pessoalmente aumenta em 34 vezes a probabilidade de você ter o pedido atendido. Por isso, telefone, mensagem, e-mail só se for a única maneira mesmo e você tiver urgência.
E Já que minha função aqui é fazer você refletir e agir, que tal partirmos para a ação? E vamos dividir essa ação em três etapas:
1. Estabeleça seu objetivo mais significativo: aquilo que é mais importante para você, aquilo que se você realizasse faria seu coração acelerar, seu olhar brilhar e que você espera há muito tempo realizar? Anota aí no papel nos mínimos detalhes o que você gostaria de pedir alguém.
2. Ajude um colega de trabalho: ajudar um colega constrói um ambiente de trabalho mais seguro, onde as pessoas aprendem que podem contar com as outras nos dias bons e ruins, ajuda a ter mais conexões verdadeiras e a criar uma cultura de generosidade na empresa. Não importa se ninguém nunca te ajudou, seja você a pessoa a começar essa corrente do bem, seja você a dar o primeiro passo. Eu garanto que a forma como os outros te enxergam vai mudar e mais importante ainda, a forma como você se vê nunca mais será a mesma.
3. Crie um Círculo da reciprocidade: essa é uma forma atividade em grupo cada vez mais comum em empresas nos EUA. Basta reunir pessoas em volta de um quadro e pedir para que elas escrevam ali quais os seus pedidos e ver quem do grupo pode atender ou se conhece alguém que possa.
Para gente terminar, é sempre bom lembrar que antes de pedir tenha uma visão de futuro, sonhe, estabeleça metas, imagine exatamente o que você quer. E se ainda não tem a sua visão de futuro pegue caneta e papel e comece a desenhar porque tudo que existe hoje um dia esteve apenas na imaginação de alguém.
E no final, não se assuste se muitas coisas começarem a acontecer na sua vida só porque você aprendeu a pedir!