Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com
Uma cachorra com os seus nove filhotes foram resgatados após ficarem presos no piche, que é o material usado em asfalto, na cidade de Picos, a 313 km de Teresina (PI). Eles estavam em um terreno ao lado da sede do Corpo de Bombeiros da cidade, que realizou o resgate na tarde de quinta-feira (3).
Os bombeiros relataram que dos noves filhotes, três morreram em decorrência das queimaduras provocadas pelo produto químico. Eles já estavam mortos quando o resgate aconteceu. Quatro filhotes já possuem possível adoção.
Segundo o relato dos bombeiros, a mãe dos filhotes estava muito arisca e, por isso, o resgate dela não foi possível, até a divulgação dessa matéria.
Os filhotes resgatados foram levados à ONG Amigos Protetores dos Animais de Picos (Apapi) para receberem os devidos cuidados.
O sargento Sousa Júnior, do Corpo de Bombeiros, esclareceu que os bombeiros foram acionados após os populares encontraram os animais, por volta das 11h30, de quinta-feira (3) e solicitaram o resgate.
Os bombeiros iniciaram a remoção do piche dos animais ainda no local, que estavam com dificuldade para respirar. Durante o resgate, eles entraram em contato com a ONG Apapi para que pudesse dar andamento aos cuidados necessários.
Após o salvamento, a Apapi realizou exames com um médico veterinário e deram continuidade a remoção do piche.
Veja mais vídeos do resgate no perfil ao final da matéria.
Cuidados
Segundo Sanya Elayne, integrante da ONG que está tratando dos bichinhos, os filhotes têm em média de 15 a 20 dias de nascimento. Eles possuem queimaduras na pele devido à exposição ao piche.
Elayne conta que, no momento, dos seis filhotes sobreviventes, três ainda estão em estado grave e correm risco de morrer. Os animais ainda estão sujos do material – de difícil remoção – e recebem limpeza com óleo de coco.
Devido a idade, os filhotes são alimentados com leite pet milk. Sanya informa que apesar da tristeza do ocorrido, pessoas comovidas com a situação entraram em contato e quatro dos filhotes já contam com futura adoção.
Apapi
Além dos cuidados com animais resgatados, a ONG Apipa também realiza o projeto de castração pública gratuita no centro de zoonose de Picos, que precisa de voluntários.
A Apapi conta com o suporte do centro para cuidar de animais resgatados. No momento 16 animais estão no centro em tratamento e aguardando castração para serem adotados.
Para entrar em contato e ajudar a ONG ou adotar um filhote, a Apapi possui a rede social:
Para ajuda financeira, os dados bancários também estão disponíveis:
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Twitter.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.