27 de julho de 2025

Teresina cria Coordenadoria Especial de Trabalho e Emprego

Redação

Publicado em 07/03/2022 12:30

Compartilhe:

Secretário da Semdec afirma que a coordenadoria vai preparar trabalhadores específicos para as demandas do mercado. (Foto: Prefeitura de Teresina)

Após aprovação na Câmara Municipal de Vereadores de Teresina, a Prefeitura de Teresina vai criar a Coordenadoria Especial de Trabalho e Emprego (Coeste). O órgão será vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec) e tem por objetivo promover as relações de trabalho e a geração de emprego e renda na capital.

Para o secretário da Semdec, Marcelo Eulálio, o Coeste tem um papel que vai além de facilitar a colocação de pessoas no mercado de trabalho.

“Vamos estabelecer um link direto com as empresas, buscando informações de quais profissionais estão sendo mais demandados e qualificar essas pessoas que estão fora do mercado de trabalho já com um direcionamento para essas vagas”, diz.

Estrutura

Inicialmente, a coordenadoria deve contar em sua estrutura organizacional com: coordenador, atendente geral, estagiários, psicólogo e setor de capacitação empreendedora e profissional.

A qualificação profissional dos trabalhadores será executada em parceria com a Fundação Wall Ferraz (FWF), por meio de cursos, minicursos, palestras, oficinas, laboratórios, seminários, conferências e demais atividades que tenham como objeto a formação inicial continuada e profissionalizante.

Apoio

No local, o trabalhador também vai receber informações e orientações sobre: o perfil profissional exigido pelas empresas; a importância da postura profissional; a necessidade de desenvolvimento pessoal e profissional contínuo; os meios existentes para busca de emprego; ou mesmo orientações sobre como elaborar um currículo ou se portar em uma entrevista.

O secretário Marcelo Eulálio conta que além da Fundação Wall Ferraz, também serão realizadas parcerias com outros órgãos para ações com foco em trabalhadores específicos. “Vamos fazer parcerias com diversos órgãos da prefeitura e inclusive a Secretaria da Mulher é um deles, pois pretendemos realizar ações específicas para o público feminino, além de parcerias com outras entidades que não pertencem ao município, como o Sistema S”, esclarece.

Gratuito

O serviço, de caráter público e gratuito, capaz de promover a melhor organização possível do mercado de emprego ou até mesmo a recolocação no mercado de trabalho, deve funcionar no mesmo prédio da Fundação Wall Ferraz.

“No local, será realizada uma triagem de modo a dar um atendimento personalizado, tanto para as pessoas que estão fora do mercado de trabalho e até mesmo para as pessoas que estão no mercado de trabalho e demandam qualificação”, finaliza o gestor.

 Siga o Portal ClubeNews no Instagram.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: