
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente o Brasil ocupa a quinta posição no ranking mundial de sedentarismo. Cerca de 47% dos brasileiros não praticam nenhuma atividade física. A situação tem como plano de fundo a pandemia atrelada ao home office, mas, por outro lado, muitas pessoas aproveitaram a situação como incentivo para a prática de atividades.
A pandemia da Covid-19 provocou mudanças em hábitos físicos e alimentares da população. O home office e as medidas de prevenção levaram as pessoas a encontrar novas formas de manter a saúde física em dia, mas enquanto parte da população se sentia incentivada a praticar exercícios, outra parte acabou ficando mais sedentária.
Riscos
O sedentarismo aumenta o risco de doenças cardiovasculares como infarto, Acidente Vascular Cerebral (AVC), pressão alta e Diabetes tipo 2. O médico do esporte, Gustavo Melo, explica que o foco apenas no trabalho e má alimentação podem prejudicar a saúde. Além disso, ele afirma que praticar exercícios após longo período sedentário também contém riscos.
“Quando você começar a praticar exercícios, já tem mais chances deter lesões osteoarticulares, que são lesões ortopédicas”, afirma Gustavo. Algumas pessoas em home office, tiram um tempo de sua rotina em casa para realizar atividades físicas. Para iniciar as atividades de maneira correta, Gustavo melo recomenda um avanço graduado nas práticas.
“Você tem que começar devagar para o corpo se adaptar. As articulações estavam paradas, os músculos, tendões e o próprio equilíbrio, então começando devagar melhora a lubrificação da articulação, faz com que seu coração vá se adaptando à aquele movimento e aos poucos você vai aprendendo a fazer aquele exercício”, conta o médico.
Exemplo
Muitas pessoas que iniciaram a prática de exercícios com a pandemia, atualmente pensam além. Quem afirma isso é o treinador Antônio Neto, que fala sobre o retorno de eventos esportivos.
“As pessoas que buscaram a atividade física ao ar livre, hoje já pensam em coisas maiores como fazer uma prova de competição de corrida, como inclusive a corrida da TV Clube, que foi uma corrida virtual. Então são corridas assim que o pessoal vai buscando e vendo com objetivos maiores”, afirma o treinador.

O empresário Jaderson Luz, pratica de segunda a sexta caminhada ao redor da própria casa e tenta manter uma alimentação balanceada. “Além disso, de hora em hora eu me levanto e faço uma caminhada (pela casa) também. A gente tem que sempre tentar se exercitar”, afirma.
O advogado Arenildo Lima conta que iniciou as atividades físicas para melhorar a saúde e dar exemplo para a própria família.
“Eu tenho quatro filhos […]. Então se eles verem eu fazendo atividade física, eu dou um exemplo para terem uma vida mais saudável agora e no futuro”.

Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Twitter.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.