Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com
A foto acima foi registrada às 18h – dá pra acreditar? Nos últimos dias, as manhãs estão mais longas, enquanto a noite dura menos tempo. Esse fenômeno tem explicação no movimento da Terra em relação ao Sol e a incidência dos raios na superfície terrestre, como explica Sônia Feitosa, a meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar).
Sônia explica que durante os giros do planeta ao longo do ano o eixo de inclinação da Terra provoca deflexão – alteração da posição natural – alterando a incidência de raios solares na superfície. Assim, ao longo do ano, as horas do dia e noite se alteram, o que é marcado pelas estações.
“A cada três meses uma nova estação chega. No momento estamos no Verão e a meteorologista explica que durante esta estação que se encerra no dia 23 de março, a linha do equador fica mais próxima do Sol, causando dias maiores que noites. Este período é chamado de Solstício de Verão”, afirma a especialista.
Segundo Sônia Feitosa, enquanto temos uma incidência maior de raios solares no Verão, “o outro hemisfério (Sul) está recebendo menos e, por isso, lá a estação é de inverno neste momento”. Ela explica que durante a estação do outono – de 23 de março até 23 de junho – o pôr do sol volta a regularidade e as horas do dia voltam ao “normal”.
Ainda de acordo com a meteorologista, com a chegada do inverno a situação se inverte (solstício de inverno) e os dias terão manhãs mais curtas que a noite. Ou seja, “no verão a manhã parece maior, no inverno as noites são maiores e durante o outono e primavera (equinócio de primavera e outono) manhã e noite têm o mesmo tempo de duração”, afirma Sônia Feitosa.
📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Twitter.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
LEIA MAIS:
Dia amanhece com céu vermelho no Piauí; especialista explica
*Sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar