Lucy Brandão
lucy@tvclube.com.br
Os dois anos de pandemia de Covid-19, completados nesta sexta-feira (11), foram marcados pela liberação quanto ao uso de máscaras em várias cidades brasileiras. O afrouxamento de medidas de segurança ocorre após o avanço da vacinação, com cerca de 80% da população tendo completado o ciclo vacinal, assim como a redução de mortes e de casos na maior parte do país. No Piauí, está prevista uma nova reunião do Comitê de Operações Emergenciais do Piauí (COE-PI) para segunda-feira (14), quando serão reavaliados os dados e a possibilidade de adotar novas medidas de contenção da Covid no estado.
Na capital piauiense, a Prefeitura de Teresina publicou o decreto Nº 22.220, que prevê que o uso da máscara pode deixar de ser obrigatório na cidade a partir de segunda-feira (14) para atividades ao ar livre; exceto naquelas que gerem aglomerações (como shows).
O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque, diz que a situação de Teresina em relação a pandemia é de controle total, com alto índice de vacinação. “Estamos com baixa de 60% da ocupação de leitos, os testes positivos estão abaixo de 20%. Quando a gente “pega” a oferta de leito, transmissão entre pessoas e positivados, temos um panorama que se permite flexibilizar. O nível de relaxamento das medidas estamos discutindo em reuniões técnicas para as definições finais”.
Máscara não é mais obrigatória em locais abertos e fechados:
Rio de Janeiro
Natal
Brasília
Florianópolis
Máscara não é mais obrigatória em locais abertos:
Belo Horizonte
Boa Vista
Campo Grande
Macapá
Manaus (a partir de 16/3)
São Luís
São Paulo
Teresina
Porto Alegre
Porto Velho
Máscara é obrigatória em locais abertos e fechados:
Aracaju
Belém
Cuiabá
Curitiba
Fortaleza
Goiânia
João Pessoa
Maceió
Palmas
Recife
Rio Branco
Salvador
Vitória
Cidades pelo Brasil
Pelo menos dez estados e o Distrito Federal, além de cidades com decisões isoladas, já anunciaram algum tipo de flexibilização. O Mato Grosso do Sul foi o primeiro estado do país a adotar a liberação total do uso de máscaras em locais fechados. A desobrigação passou a valer na última quinta (10). A cidade do Rio de Janeiro foi a pioneira entre as capitais ao extinguir a obrigatoriedade também em ambientes fechados desde segunda (7).
No Maranhão, estado vizinho ao Piauí, a circulação sem máscara em ambientes abertos está liberada desde novembro. Na última segunda-feira (7), o uso facultativo da proteção em ambientes abertos passou a valer no Distrito Federal.
No Mato Grosso, o governo do estado revogou terça-feira (8) o artigo 1° do Decreto 1.134/2021, que previa a obrigatoriedade da máscara. A medida, no entanto, ainda precisa ser confirmada por cada município do Estado. E no Rio Grande do Norte, o governo anunciou que obrigatoriedade cairá em 16 de março.
No Rio Grande do Sul, o governo dispensou a obrigatoriedade da máscara para crianças menores de doze anos no fim de fevereiro, inclusive dentro das escolas. Mesma medida adotou Santa Catarina, tornando facultativo o uso da proteção para as idades de seis a doze anos. Belo Horizonte, Manaus, Cuiabá e Boa Vista são outros exemplos de capitais que já liberaram o uso de máscaras em ambientes abertos.
O estado de São Paulo desobrigou, desde o dia 9, o uso de máscaras de proteção contra Covid-19 em ambientes abertos — ruas, praças, parques, pátios de escola (na sala de aula, continua obrigatório o uso), estádios de futebol, centros de eventos, autódromos e demais áreas.
Aeroportos e aeronaves
Apesar da liberação do uso de máscaras por diversos estados e municípios, o equipamento de proteção pessoal continua obrigatório para a circulação nos aeroportos e embarque nas aeronaves, segundo determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Nas áreas aeroportuárias onde o acesso não é controlado (como o saguão dos aeroportos e estacionamentos), o uso de máscaras faciais deve seguir as recomendações das autoridades locais.
Nas áreas de acesso controlado dos aeroportos, o ingresso por viajantes e funcionários deve seguir a obrigatoriedade do uso de máscaras faciais.
📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Twitter.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar