Wesley Igor Gomes*
A prefeita Maninha Fontenele (PL) decretou, nesta quarta-feira (16), estado de emergência devido às fortes tempestades no município de Luís Correia, região litorânea do Piauí. Com chuvas de até 180 milímetros, várias regiões da cidade ficaram alagadas.
De acordo com o decreto nº 012 de 16 de março de 2022, publicado no Diário Oficial, estão permitidas mobilizações por parte de todos os órgãos municipais e entidades que tenham como objetivos atuarem nas ações de reconstrução e/ou desconstrução de todo o território de Luís Correia, especialmente dos locais mais afetados.
Nesta quinta-feira (17), moradores das áreas mais próximas às praias e de bairros que não possuem um sistema de drenagem mais eficiente amanheceram totalmente ilhados, devido aos alagamentos.
Ainda nesta manhã, houve uma reunião de emergência com a Comissão de Defesa Civil do Município a fim de que sejam tomadas providências para diminuir os prejuízos, a Secretaria de Estado da Defesa Civil também foi solicitada.
De acordo com a prefeita Maninha Fontenele, esse é um problema que persiste há anos no município. “Hoje estivemos acompanhando de perto o trabalho da Defesa Civil e já determinamos o cadastramento das famílias que se encontram em vulnerabilidade e que necessitam de assistência nesse momento”, disse.
A prefeita também afirma que um projeto de drenagem e escoamento das águas já foi enviado ao Governo Federal e está aguardando uma resposta para dar início às obras.
*Estágio sob supervisão da jornalista Malu Barreto
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Twitter.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.