Wesley Igor Gomes*
Usuários do Transporte Eficiente realizaram, na manhã desta terça-feira (22), uma manifestação em frente a Prefeitura de Teresina. O grupo reivindicou por melhorias e ampliação do serviço, além de cobrar um posicionamento do prefeito Dr. Pessoa (MDB) sobre a atual situação.
O que era pra ser um momento de celebração e conscientização, em alusão ao Dia Municipal da Pessoa com Deficiência, comemorado hoje, tornou-se um protesto em busca de respostas quanto ao descaso com aqueles que utilizam o Transporte Eficiente.
Com a presença de membros da Associação dos Deficientes Físicos de Teresina (Adeft), um ato foi realizado de forma pacífica e conseguiu chamar a atenção da prefeitura que recebeu os manifestantes.
“Nós criamos o Transporte Eficiente há 21 anos, e de lá pra cá a nossa luta é anual para melhoria desse sistema. Infelizmente, hoje, dia 22 de março, a gente tá aqui não para comemorar, mas para lamentar a situação que a gente se encontra hoje”, disse a presidente da Adeft, Amparo Sousa.
De 11 veículos cadastrados no programa, apenas cinco estão disponíveis para atender essa parcela da população. Além disso, a demanda pelo Transporte Eficiente aumentou devido à atual crise no transporte público convencional.
Após reunião com os manifestantes, Dr. Pessoa garantiu a aquisição de três novos veículos até o mês de maio. No entanto, de acordo com Amparo, tal medida não seria o suficiente para melhorar o acesso ao serviço.
A presidente também espera que sejam tomadas medidas quanto à manutenção dos veículos, sendo que alguns já operam há mais de dez anos, bem como alterações relacionadas à dotação orçamentária para investimentos no programa.
Nota da Prefeitura
A Prefeitura de Teresina informou que uma comissão foi recebida pelo major Cláudio Pessoa, superintendente da Strans, e foi anunciada, além da aquisição de três novos veículos e manutenção da frota, a fiscalização por GPS das viaturas, possibilitando, assim, o controle quanto a disponibilização do serviço.
O prefeito Dr. Pessoa também se juntará com uma comissão da Adeft para tratar sobre políticas públicas voltadas para cadeirantes e pessoas com outros tipos de deficiências na capital.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Twitter.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.