26 de agosto de 2025

Crise no transporte: #SOSTeresina é o tema mais comentado no Brasil

Thálef Santos

Publicado em 22/03/2022 14:00

Compartilhe:

Panfleto de convocação para subir a hashtag contra a situação do transporte público em Teresina. (Foto: divulgação/redes sociais)

Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com

A greve dos motoristas e cobradores do transporte coletivo de Teresina é um dos assuntos mais comentados no Twitter com a hashtag #SOSTeresina, com diversos relatos de usuários que sofrem com a crise no transporte na capital piauiense, há mais de um ano.

O movimento entrou para os Trending Topics (TT) na manhã desta terça-feira (22) no segundo dia de greve da categoria e por voltas das 11h alcançou a primeira posição dos assuntos mais comentados no Brasil. Os TT ou Assuntos do Momento são uma seleção dos termos e tópicos mais falados no Twitter, durante um determinado período de tempo.

Os motoristas teve início nesta segunda-feira (21). O SOSTeresina chegou a alcançar o terceiro lugar de assuntos mais comentados no Brasil pelo Twitter, às 9h30.

Passageiros

A hashtag utilizada se tornou Trend Topic – assunto mais comentado através da rede na região neste momento. Com #SOSTeresina, os passageiros indagam a gestão e falta de soluções. Confira:

GREVE

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Estado do Piauí (SINTETRO-PI) reivindica que os empresários ligados ao transporte público assinem a convenção coletiva, que está há três anos sem ser firmada, com reposição salarial. Os motoristas e cobradores também pedem o retorno de benefícios, como o plano de saúde e tíquete de alimentação.

Em novembro de 2021, a categoria dos motoristas e cobradores realizaram uma greve, mas a mobilização chegou ao fim sem a categoria ser atendida.

Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)  do Transporte foi aberta na Câmara Municipal de Teresina, no ano de 2021, para investigar a área e buscar uma solução. Os debates sobre a CPI já encerraram e a conclusão já foi encaminhada ao Ministério Público do Piauí, mas, até o momento, as dificuldades perduram para trabalhadores e passageiros.

Prefeito da capital, Dr. Pessoa afirma que o agrave seria mais uma inflamação de uma doença difícil de curar: “câncer enraizado”. O gestor pontuou que a situação tem raízes na administração passada e que busca resolver um impasse que já dura 30 anos entre município e empresários.

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 22ª Região determinou que 80% da frota de ônibus circule em Teresina no horário de pico na noite desta segunda-feira (21).  Além dessa determinação, a Justiça do Trabalho pontuou que 60% da frota circule no horário entrepico.

 

Nota para a imprensa

Sobre um movimento na internet relacionado à greve dos motoristas e cobradores de ônibus, a Prefeitura de Teresina ressalta que apoia a democracia e que respeita o direito à opinião. A Prefeitura mantém diálogo permanente com trabalhadores e empresários na busca de soluções para o impasse.

Embora o motivo da greve seja ocasionado pela relação trabalhista entre motoristas e cobradores do sistema de transporte público e empresários, a Prefeitura de Teresina, desde que a paralisação foi anunciada, tomou providências para amenizar seus impactos.

O Tribunal Regional do Trabalho determinou, na noite dessa segunda-feira, 21, a volta da circulação dos ônibus com 80% da frota em horários de pico e de 60% no período entrepico.

A Strans cadastrou 250 veículos alternativos para atender à população durante o movimento grevista. Além disso, será implantado, na próxima semana, o serviço de táxi-lotação que também dará suporte para o transporte público de Teresina. Este serviço já vem sendo implantado de forma exitosa em outras capitais do país.

 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Twitter.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

LEIA MAIS:

http://portalclubenews.com/2022/03/22/justica-determina-que-80-da-frota-de-onibus-circule-no-horario-de-pico-em-teresina/

*Sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: