
A partir desta quarta-feira (23), a vacinação contra Covid-19 em Teresina passa a contar novamente com quatro pontos drive thru. Os locais disponibilizados pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) para imunização serão os terminais de integração nas quatro zonas da capital: Terminal Zoobotânico (Zona Leste), Terminal Buenos Aires (Zona Norte), Terminal Livramento (Zona Sudeste) e Terminal Parque Piauí (Zona Sul).
“O aumento do número de drives tem como objetivo aumentar a quantidade de pessoas que estão no prazo de recebimento da dose de reforço”, explica Nádia Spíndola, diretora de Atenção Básica da FMS.
Nestes locais, que funcionam das 9h às 17h, serão ofertadas vacinas de 2ª dose para pessoas de 12 anos ou mais, com prazos de oito semanas entre a primeira e segunda dose para as vacinas Pfizer e AstraZeneca e quatro semanas para a CoronaVac. Além disso, é ofertada a dose de reforço para pessoas com 18 anos ou mais (com intervalo mínimo de quatro meses da última dose), e dose adicional de imunossuprimidos de 12 anos e mais (com intervalo mínimo de oito semanas da segunda dose).
A coordenadora da campanha de vacinação contra a Covid-19 da FMS, Emanuelle Dias, ressalta que a estratégia de drive thru é feita por demanda livre, ou seja, não precisa de agendamento prévio. “Pedimos atenção ao prazo para recebimento da dose de reforço”, afirma Emanuelle.
Para receber a vacina contra a Covid-19, é preciso apresentar um documento de identificação com foto e CPF ou cartão do SUS, além do cartão de vacinação com registro das doses anteriores. Além disso, os adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou um responsável.