
A qualidade do sono é um assunto cada vez mais estudado pela ciência. Além da ansiedade e do crescimento dos casos de depressão com as incertezas trazidas pela pandemia, a vida corrida, a qualidade da alimentação, as pressões profissionais e os hábitos do dia a dia contribuem para prejuízos da qualidade do sono da população e a ABS trabalha numa longa jornada no sentido de levar informação adequada para que as pessoas durmam melhor.
Como psicóloga do sono e membro da Associação Brasileira do Sono (ABS), reafirmo a necessidade de difundir à população orientações sobre a importância do sono para o bem estar físico e mental são fundamentais para a saúde pública.
A amenizar a insônia e buscar ajuda especializada são tão importantes quanto ter acesso às orientações e as perspectivas de tratamento são vistas de forma cada vez mais multidisciplinares.
Aqui vai algumas dicas para você melhorar sua qualidade de sono.
Ter horários regulares de dormir e despertar.
Evite cochilos diurnos.
Ter ambiente de dormir adequado, limpo, escuro, sem ruídos e confortável.
Correr de forma moderada em horário regular e adequado. Evitar ingerir quantidade excessiva de alimentos e líquidos antes de deitar-se.
Ir para cama somente na hora de dormir.
Não fazer uso de medicamentos para dormir sem orientação médica.
O seu sono é inegociável, não utilize desse tempo para trocar por tarefas. Suas tarefas terão melhor execução se sua mente e corpo tiver restaurado.
Sono de qualidade, mente sã, mundo feliz.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!