7 de outubro de 2025

Regina Sousa assume o Governo em oito dias; veja o que muda

Repórter
Publicado em 24/03/2022 13:00

Compartilhe:

Vice-governadora Regina Sousa. (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

Jonas Carvalho
jonascarvalho@tvclube.com.br

Regina Sousa (PT) está em contagem regressiva para ser a primeira governadora do Piauí, com posse prevista para daqui a oito dias. Regina, que, atualmente, é vice-governadora do estado, será a primeira mulher a chefiar o Palácio de Karnak em definitivo com a renúncia do governador Wellington Dias (PT), que vai concorrer ao cargo de Senador da República.

Sousa reforçou que, com as mudanças previstas nas secretarias, não haverá disparidade entre os dois governos. Segundo a gestora, o objetivo é dar continuidade a atual gestão petista. “Não é um novo governo, vai mudar muito pouco. Não tem novidades grandes. No dia, vocês vão saber uns dois ou três que vão mudar”, disse a vice-governadora.

A deputada federal Margarete Coelho (Progressistas), vice-governadora do estado entre 2015 e 2019 – durante o terceiro mandato de Wellington Dias como chefe do Executivo, também assumiu o Governo na ausência do governador, mas de forma interina.

Mudanças previstas

Com a proximidade das eleições, parlamentares que compõe o quadro de secretários do Governo devem se desincompatibilizar de suas respectivas pastas no dia 31 março – situação que provoca a troca de cadeiras nas chefias de pelo menos seis secretarias.

Veja a lista de quem deixa o governo para concorrer às eleições de outubro:

– Wellington Dias (Governo do Piauí)

– Rafael Fonteles (Secretaria de Fazenda)

– Fábio Xavier (Secretaria de Cidades)

– Zé Santana (Secretaria de Assistência Social)

– Janainna Marques (Secretaria de Infraestrutura)

– Flávio Nogueira Júnior (Secretaria de Turismo)

– Fábio Novo (Secretaria de Cultura)

– Simone Pereira (Secretaria de Agronegócio)

– Viviane Moura (Superintendência de Parcerias e Concessões)

Tranquilidade e naturalidade

O secretário de Governo, Osmar Júnior (PCdoB), garantiu que a transição do mandato vai ocorrer de forma natural. Conforme o ofício encaminhado à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Regina Sousa toma posse às 9h30, no Plenário da Casa, logo após a renúncia de Wellington Dias, no dia 31 de março.

Logo em seguida, Regina Sousa e Wellington Dias seguem para o Palácio de Karnak para a solenidade de transição do mandato.

“Uns irão disputar a eleição, outros não. Mas o mais importante é que está tudo sendo feito dentro da normalidade, com a sequência de um governo que se renova, mas que continua o mesmo”, disse Osmar Júnior.

Secretário de Governo, Osmar Júnior. (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

Reunião de despedida

Na última segunda-feira (21), o governador Wellington Dias realizou a reunião final com todo o secretariado antes de renunciar ao cargo. Na ocasião, o gestor agradeceu ao time que esteve à frente das secretarias durante toda a gestão.

“Quero agradecer a cada homem e a cada mulher que esteve nesse time, realizando esse projeto de desenvolvimento. Vocês são parte de uma geração que trabalha por muito mais do que um contrato de trabalho, mas pelo resultado de um projeto que visa melhorar a vida dos piauienses. Se sintam parte de uma geração vitoriosa, porque esse time fez marca na história do Piauí”, disse o governador.

Sobre o período eleitoral, o governador Wellington Dias destacou que todos devem estar atentos às regras. “É importante ter conhecimento e ter cuidado no novo momento eleitoral. Onde tiver solenidade, ter um texto padrão alertando aos gestores do período eleitoral e, claro, não pode pedir voto”, completou o petista.

Wellington Dias faz última reunião com secretariado antes de renúncia. (Foto: Divulgação/CCOM)

De quebradeira de coco ao Senado Federal

Maria Regina Sousa é natural do município de União, distante 64 km de Teresina, e fez história ao se tornar a primeira senadora mulher pelo estado do Piauí. Durante a infância e adolescência, foi agricultora e quebradeira de coco.

Formada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Francesa pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Regina Sousa tornou-se professora em 1971. Em 1983, ingressou no quadro efeito do Banco do Brasil – quando conheceu o seu fiel parceiro político, Wellington Dias.

Ao longo de sua carreira política, foi fundadora da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Piauí, presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) por seis mandatos e secretária de Administração do Governo.

Regina Sousa e o governador Wellington Dias. (Foto: Divulgação/ Ascom)

Assumiu o posto de senadora do Piauí, em 2015, com a renúncia de Wellington Dias – que à época concorreria ao comando do Palácio de Karnak. Seu mandato teve vigência de quatro anos e levantou as bandeiras dos direitos trabalhistas, terras indígenas e quilombolas, violência contra a mulher e a população LGBT.

Aos 71 anos, Regina Sousa assume o mandato da chapa eleita em 2018 por nove meses a partir do próximo dia 31 de março como a primeira mulher governadora do Piauí.

 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Twitter.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: