5 de agosto de 2025

Corrida ao Governo do Piauí já tem cinco nomes; partidos têm até agosto para formalizar candidaturas

Jonas Carvalho

Repórter
Publicado em 25/03/2022 16:30

Compartilhe:

Pré-candidatos ao Governo do Piauí (Foto: edição/ ClubeNews)

Jonas Carvalho
jonascarvalho@tvclube.com.br

A pouco mais de sete meses para as eleições, somente cinco nomes anunciaram pré-candidatura ao Governo do Piauí, segundo levantamento realizado pelo portal ClubeNews, nesta sexta-feira (25). Embora os partidos tenham até o dia 15 de agosto para anunciar seus escolhidos para a disputa majoritária, o quantitativo, até agora, é o menor quando comparado às últimas eleições estaduais desde 2002.

O calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prevê que os partidos têm entre 20 de julho – data escolhida para início das convenções partidárias – e 15 de agosto para o registro de candidaturas. A partir desse período, os nomes perdem o status de ‘pré-candidatos’ e passam à condição oficial de candidatos.

A corrida para concorrer ao Palácio de Karnak está entre:

– Rafael Fonteles (PT)

– Silvio Mendes (União Brasil)

– Washington Bonfim (Cidadania)

– Alessander Mendes (Podemos)

– Ravenna Castro (PMN)

Estatísticas

Nas eleições de 2018, 10 candidatos concorreram ao cargo de governador do estado, índice superior ao registrado desde 2002 – quando os eleitores piauienses tiveram que eleger um nome dentre os oito à disposição para o Governo. Em 2018, Wellington Dias foi eleito.

Já na eleição de 2014, segundo dados do TSE, sete candidatos ingressaram na disputa, que também elegeu Wellington Dias ao seu terceiro mandato.

Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews

Senado Federal em jogo

Para o Senado Federal, somente três nomes anunciaram até agora a participação nas eleições de outubro. Compõem o quadro de pré-candidatos, o prefeito de Floriano, Joel Rodrigues (Progressistas); o governador Wellington Dias (PT); e o ex-candidato ao Governo, Fábio Sérvio (Podemos).

Corrida contra o tempo

A expectativa é que o Republicanos possa também ingressar no pleito até a data final de registro. O grupo do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), avalia o pleito majoritário com a projeção de uma terceira via ao Governo do Piauí.

Já o pré-candidato Washington Bonfim pode desembarcar em uma nova sigla partidária com o intuito de viabilizar seu nome em nível estadual. Isso porque as executivas nacionais do PSDB e Cidadania – prestes a formalizarem uma federação – divergem em relação às eleições no Piauí.

Enquanto o PSDB defende apoiar Silvio Mendes, o Cidadania mantém de pé a perspectiva de candidatura própria. O fato desencadearia uma nova estratégia de Bonfim, que seria forçado a buscar um novo partido.

 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Twitter.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: