
Muitas pessoas têm dificuldade em passar para uma nova etapa da vida, em fazer diferente, conhecer novas pessoas e lugares. Você também tem dificuldade em fechar ciclos?
Fechar ciclos principalmente naquela situação que te faz sofrer, que não traz os resultados que você deseja há muito tempo e você continua insistindo. Pode ser um relacionamento, um trabalho, um luto.
Reconhecer a necessidade de mudar, passar para uma próxima etapa não é fácil. Mas entenda que a vida é feita de ciclos e todo ciclo tem um fim.
Para reconhecer se você está precisando fechar algum ciclo na sua vida vamos começar respondendo 3 perguntas básicas:
- Você vive em função de alguém que não te faz bem?
É bom analisar até que ponto a sua entrega está sendo maior do que o retorno do outro, o quanto essa pessoa te critica, te julga, duvida das suas habilidades e faz você mesma duvidar do seu potencial.
- Como está sua integridade emocional?
Observe se o seu eu é respeitado, com suas dúvidas e medos, se seus sentimentos são validados ou invalidados, se seus sonhos são reconhecidos, se suas emoções têm espaço para serem vivenciadas ou você está preso à um comportamento que não pode mostrar a sua verdadeira essência.
- Qual a hora de virar a página?
Sabe quando você está lendo um livro e está cansativo e você não consegue se concentrar e fica repetindo a mesma página? Nesse momento, a gente pode ter algumas atitudes: continua lendo até dormir e sem entender nada da história ou fecha o livro, vira a página, muda de livro. Na vida também pode ser assim, a história não rende mais e você insiste mesmo sabendo que já deveria ter virado essa página chata há muito tempo.
Se você quer algo novo em sua vida aprenda a desapegar do que já não lhe traz felicidade e saiba que é natural a despedida vir abraçada com a tristeza porque o ser humano quer ser validado nas suas escolhas e fechar um ciclo que não foi bom é como dizer ao mundo que você investiu tempo e sentimentos em escolhas erradas.
O novo traz incertezas porque você está acostumado a viver naquela situação e imagina que buscar uma nova pode ser ainda pior. O nosso cérebro quer economizar energia e depois de traçado um comportamento ele resiste.
Só que para evoluir, para crescer, para mudar de nível é preciso entender que a vida é movimento e mudar o percurso faz parte da jornada. O balizador dessa mudança, o que vai dizer a você se é hora de fechar um ciclo e começar um novo é o amor que você tem por si mesmo.
Quando você se ama e sabe que tem valor não insiste em uma situação que só te traz dor e sofrimento. Quando autoestima e autoconfiança estão desenvolvidas em você, não é outro que define o seu valor.
Como nos finais de ano, aprenda a fazer um balanço desse ciclo da sua vida e se o resultado for negativo aprenda a dizer adeus. Pare de arruinar o seu presente e o seu futuro com um passado que não existe mais! Deixe ir embora o que já não faz parte da sua história.
E se você quer dar um passo importante, de verdade, nesse novo ciclo tenha um projeto de vida. A pessoa que tem metas e objetivos a realizar é mais intensa, intencional, focada, atenta, apaixonada e apaixonante.
A pessoa que tem um projeto de vida não vive em função do outro, não sufoca o outro, ela vive porque tem sonhos a compartilhar com o mundo.