5 de agosto de 2025

Pela primeira vez, em 20 meses, todos os leitos de UTI-Covid do Brasil estão fora da zona de alerta

Malu Barreto

Publicado em 25/03/2022 19:44

Compartilhe:

Observatório Covid Fiocruz

 

Pela primeira vez após o início da pandemia, o Boletim do Observatório Covid-19 da Fiocruz, que monitora as taxas de ocupação de leitos de UTI Covid, mostra o mapa do Brasil totalmente verde, o que indica que todos os estados brasileiros e o Distrito Federal estão com taxas inferiores a 60% para esse indicador.

De acordo com a Fiocruz, a cor sinaliza um cenário de otimista, no entanto os pesquisadores alertam que o momento ainda exige atenção nas ações de vigilância em saúde e cuidados.

“É importante destacar que esta queda encontra-se acompanhada de taxas ainda significativas de [Síndrome Respiratória Aguda Grave] SRAG e incidência de mortalidade por Covid-19”.

O Boletim é referente às Semanas Epidemiológicas 10 e 11 de 2022, que abrange o período de 6 a 19 de março e destaca o avanço da vacinação no Brasil: os dados atuais mostram 82% da população brasileira com a primeira dose, 74% com a vacinação completa e 34% vacinada com a dose de reforço.

Após destacar que a vacinação tem sido o grande motor para o arrefecimento de casos graves e fatais por Covid-19 no Brasil e no mundo, os pesquisadores pontuam que o controle da pandemia não está concentrado em uma única medida, mas numa série de providências e recomendações.

Diante dessa constatação, reforçam que sob circunstâncias de intensa circulação de pessoas nas ruas, concomitante ao abandono do uso de máscaras, podem ser criadas situações que favoreçam uma maior circulação do vírus.

“Consideramos prudente a manutenção do uso de máscaras para determinados ambientes fechados, com grandes concentrações de pessoas (a exemplo dos transportes coletivos) ou abertos em que haja aglomerações”, recomendam.

Casos e óbitos por Covid-19 

Os dados das duas últimas semanas epidemiológicas confirmam a manutenção da tendência de queda de indicadores de incidência e mortalidade por Covid-19, porém em menor velocidade.

Segundo o boletim, o Piauí teve uma redução significativa no número de óbitos, mas manteve o número de novos casos.

Para a Fiocruz, essa redução pode apontar para um período de estabilidade da transmissão nas próximas semanas, com taxas ainda altas de incidência e mortalidade. Foi registrada uma média de 42 mil casos diários, representando um decréscimo de 32% em relação às duas semanas anteriores (20 de fevereiro a 5 de março).

Também foi observada a redução do número de óbitos por Covid-19 no período, com uma média diária de 570 óbitos, cerca de 35% abaixo dos valores das duas semanas anteriores.

No entanto, é importante destacar que, na semana de 6 a 12 de março, houve um pequeno aumento no número de casos, o que pode ser resultado de festas e viagens no período de carnaval, da flexibilização do uso de máscaras e na realização de eventos de massa que têm ocorrido em algumas cidades. Na semana seguinte, esses valores tornaram a cair.

 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Twitter.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: